Pular para o conteúdo principal

BIODIGESTOR E BIOGÁS: Conheça o que são, e saiba a importância deles para a geração de energia na sua lavoura e redução de gastos.

Produzir a própria energia de forma sustentável e ainda ter fertilizante natural para sua plantação, quem nunca sonhou com isso? Essas são as promessas de um biodigestor, que além de fazer isso ainda promove economia. Fascinante, não? Não é atoa que os biodigestores são uma promessa para essa geração.

Para que serve o biodigestor?

Ele é uma forma alternativa para produção de energia limpa e renovável, ou seja, é uma fonte de energia que não libera poluentes na atmosfera. Além disso, ele tem um subproduto que são os biofertilizantes, um líquido muito rico nutricionalmente que pode ser aplicado no solo como fertilizante. Com todas essas aplicações, o biodigestor promove economia para o empreendedor, de forma com que o investimento no equipamento é recompensado com a energia e fertilizante gerado.

Quem pode ter um biodigestor?  

É a matéria orgânica que faz com que o biodigestor produza energia e, com isso, ele é instalado em locais com muitos restos alimentares ou esterco, materiais ricos em matéria orgânica. Os locais mais apropriados são: fazendas, com criação de animais e lavouras; e ambientes com grande quantidade de restos de comida, como restaurantes de grandes empresas. 

Dessa forma, um biodigestor é conveniente para qualquer pessoa ou empresa que possua muita matéria orgânica para sustentar o equipamento.

Efluentes podem ser tratados em biodigestor?

Para os efluentes é mais indicado o uso de estações de tratamento, como as ETEs. Porque todo o processo no biodigestor estabiliza as bactérias sem as eliminar, com isso o tratamento de efluentes nele não é completo por não matar os patógenos, e com isso não é indicado pelo risco de contaminação do solo e de corpos hídricos.

O que é o biogás?

O que produz essa energia no biodigestor é o biogás, resultado do processo de decomposição da matéria orgânica, que acontece dentro do equipamento. Basicamente, toda matéria orgânica que é inserida no equipamento vira biogás e fertilizante.

Esse gás é armazenado dentro do biodigestor e posteriormente direcionado para um balão. A partir de então ele pode ser utilizado na própria propriedade, como gás de cozinha e para produção de energia elétrica ou térmica. Outra opção, muito visada e que pode trazer renda ao empreendedor, é a venda em botijões ou diretamente para a companhia de energia do estado.

Mas alguns cuidados especiais são necessários para seu manejo. A pressão deve ser sempre mantida na quantidade adequada, devem ser feitas manutenções periódicas que visam tampar quaisquer vazamentos e manter o equipamento em bom funcionamento. 


Quais são as aplicações do Biogás?

O biogás é uma fonte de energia que pode ser transformada em várias outras, como térmica, elétrica e luminosa. Além disso, pode ser contido de forma fácil e barata. Isso faz com que haja uma versatilidade em suas aplicações, bem como mais espaço para ele no mercado. Apesar do alto potencial de geração de biogás, ainda é perceptível a pouca utilização dos resíduos de fazendas para tal fim.

1. Como gás de cozinha

O gás de cozinha é uma das aplicações do biogás, com a compressão e armazenamento desse produto em botijões, substituindo o gás liquefeito de petróleo (GLP), mais comumente utilizado. Assim como outros derivados de petróleo, o GLP não é renovável e tem o preço reajustado de acordo com sua disponibilidade, que se tornará cada vez mais escasso e, consequentemente, mais caro. Com isso, a demanda por biogás para essa prática tende a crescer cada vez mais.

2. Na geração de energia elétrica

Após a geração do biogás, a transformação em energia mecânica por meio de uma combustão controlada acontece em um biodigestor. Semelhante com o que ocorre em termelétricas, essa energia atua em um gerador, que a converte em energia elétrica. Podendo ser utilizada para a redução na conta de energia elétrica do produtor, como também para a revenda de seu excesso para a companhia de energia local. 



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELAS DE INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISE DE SOLO

Classificação das leituras de pH em água e em CaCl 2 pH em água Classificação* < 5 acidez elevada 5,0 a 5,9 acidez média 6,0 a 6,9 acidez fraca 7,0 neutro 7,1 a 7,8 alcalinidade fraca > 7,8 alcalinidade elevada pH em CaCl 2 Classificação* < 4,3 acidez muito alta 4,4 a 5,0 acidez alta 5,1 a 5,5 acidez média 5,6 a 6,0 acidez baixa 6,0 a 7,0 acidez muito baixa 7,0 neutro > 7,0 alcalino * Relação solo:solução = 1:2,5 Interpretação de análise de solo para P extraído pelo método Mehlich, de acordo com o teor de argila, para recomendação de fosfatada em sistemas de sequeiro com culturas anuais. Teor de argila Teor de P no solo Muito baixo Baixo Médio Adequado Alto % ------------------------------------mg/dm³------------------------------------ ≤ 15 0 a 0,6 6,1 a 12,0 12,1 a 18,0 18,1 a 25,0 > 25,0 16 a 35 0 a 0,5 5,1 a 10,0 10,1 a 15,0 15,1 a 20,0 > 20,0 36 a 60 0 a 0,3 3,1 a 5,0 5,1 a 8,0 8,1 a 12,0 > 12,0 > 60 0 a 0,2 2,1 a 3,0 3,1 a 4,0 4,1 a 6,0 > 6,0 Fonte: Sou

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo Medir o pH do solo é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das plantas cultivadas. Um solo com pH adequado proporciona uma melhor absorção de nutrientes pelas plantas, favorecendo seu crescimento e desenvolvimento. Com o Medidor de pH do Solo , esse processo se torna ainda mais simples e preciso. Neste guia, vamos ensinar como medir o pH do solo e corrigir sua acidez, além de apresentar tabelas úteis para auxiliar na interpretação dos resultados. Passo 1: Preparação do Solo Antes de medir o pH do solo, certifique-se de que o solo esteja úmido , mas não encharcado. Evite realizar a medição logo após a aplicação de fertilizantes ou corretivos, pois isso pode interferir nos resultados. Passo 2: Utilização do Medidor de pH do Solo Ligue o Medidor de pH do Solo. Insira a sonda do medidor no solo, a uma profundidade de aproximadamente 5 a 10 centímetros . Aguarde alguns segundos até que o medidor estabilize e ex

COMO A ANÁLISE DE SOLO VAI SALVAR SUA LAVOURA (VAMOS TE ENSINAR)

Ainda é comum que muitos agricultores façam a adubação de suas culturas sem a realização da análise do solo. Por mais que seja uma prática habitual, o correto é sempre planejar e realizar a adubação a partir das características do solo e das necessidades da planta. Deseja se especializar em análise de solo? BAIXE O NOSSO MATERIAL CLICANDO AQUI Por que a análise do solo é tão importante? A análise do solo é considerada a medida mais prática, rápida, direta e barata de se fazer uma análise racional da fertilidade do solo e de transferir tecnologia por meio de insumos para que o agricultor possa ter uma lavoura com alta produtividade. A maior utilização da análise do solo é no sentido de orientação no emprego de fertilizantes e calagem. Ou seja, através da análise do solo pode-se determinar a quantidade do elemento no solo e estimar as necessidades de calagem e dos nutrientes essenciais necessários para a obtenção de uma produção economicamente rentável para o agricultor. Entre em nosso c