Pular para o conteúdo principal

QUAL A IMPORTÂNCIA DA TÉCNOLOGIA PARA A MELHORIA DA CONSULTORIA RURAL (ASSISTÊNCIA TÉCNICA 4.0)?

O desenvolvimento e ampla utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem proporcionado rápidas mudanças no campo. Diante disso, profissionais do ramo de consultoria agrícola precisam ter bastante atenção para que não fiquem desatualizados ou não consigam melhor assessorar seus clientes.

De fato, inovações sempre geram desafios, mas também trazem oportunidades, inclusive para consultores agrícolas. Cabe a eles se adequarem às mudanças o mais rápido possível, já que a consultoria agrícola também precisa inovar e se adequar ao cenário apresentado. 

A Agricultura 4.0 surgiu para modificar e automatizar muitas etapas do ciclo produtivo do agronegócio, trazendo maior produtividade, eficiência e redução de custos. 

Neste cenário, as empresas de consultoria agrícola devem se preparar para que possam oferecer a melhor assistência técnica 4.0 para seus clientes, causando uma boa impressão logo na primeira visita.

Agricultura 4.0: Você sabe o que é?

Assim como aconteceu com o ambiente industrial (Indústria 4.0) e com as cidades (Cidades 4.0) o ambiente agro já vivencia uma nova revolução tecnológica, com a Agricultura 4.0.

A quarta revolução da agricultura conta com muitas inovações tecnológicas, responsáveis por trazer maior agilidade, autonomia, conectividade e integração aos processos produtivos e de gestão. 

Por meio de sistemas adequados, o conceito 4.0 permite gerar e analisar um volume massivo de dados, facilitando a rotina do setor e permitindo uma produção em larga escala, com qualidade. Dessa forma, com a incorporação dos meios digitais no dia a dia do campo, o formato de produção se torna consideravelmente mais inteligente.

Entre as muitas tecnologias adotadas no ambiente da agricultura, podemos citar alguns sistemas que auxiliam a visualizar e gerenciar o processo produtivo de maneira mais ampla e analítica, como: internet das coisas, inteligência artificial, drones, big data e muito mais.

E nada melhor do que uma consultoria agrícola para oferecer, acompanhar e colocar em prática as tecnologias 4.0 mais adequadas à cada necessidade de profissionais do agronegócio.

Assim, cabe ao consultor agrícola se especializar sobre quais são as tecnologias 4.0 para que possa oferecer a melhor solução ao campo, sendo esse um ponto essencial para fidelizar clientes/produtores.

Consultores são os principais responsáveis por inserir a agricultura 4.0 no campo

Como vimos, através da Agricultura 4.0, a produção agrícola passou por uma verdadeira revolução tecnológica. Isso contribuiu com a elevação da produtividade e da lucratividade de produtores rurais.

Apenas pela implementação de novas tecnologias é possível ampliar os fatores de produção por meio da adoção de novas formas de conciliação de recursos. Isso permite a utilização de novos insumos, elevando a produtividade destes recursos juntamente ao trabalho. 

Mas, você sabia que os grandes parceiros desta revolução são as empresas de consultoria e os consultores agrícolas?

Quem trabalha com a produção agrícola certamente conhece a figura de um consultor. Cabe a esse profissional “encurtar as distâncias” entre o conhecimento e o produtor e levar inovação ao campo, possibilitando resolução de problemas e avanço da produção agrícola constante.

Exatamente por isso, será o consultor agrícola o principal responsável por levar a experiência e a inovação 4.0 para o campo.

Cabe ao consultor agrícola desmistificar ao produtor que a adesão às tecnologias é algo caro, mostrando ser possível inovar com um baixo nível de investimentos. Além disso, ele também deve mostrar de forma eficiente as vantagens do uso das tecnologias e o retorno que elas trazem à atividade agrícola.

Diante disso tudo, para oferecer as melhores tecnologias e inovações, cabe ao consultor agrícola oferecer também uma assistência técnica 4.0, permitindo assessorar o produtor da melhor forma possível.

Planejamento e gestão: essenciais para uma assistência técnica 4.0

A consultoria agrícola tem como objetivo principal otimizar os processos das empresas rurais. Mas em um cenário cada vez mais tecnológico, tudo deve ser planejado para ajudar o produtor rural a alcançar os melhores resultados, com aumento da produtividade e da qualidade dos produtos. 

Por isso, os consultores agrícolas devem considerar a maneira como é implantada a gestão rural para que se alcance a melhor performance. Por exemplo, a consultoria deve buscar a solução de problemas referentes ao planejamento da produção, ao armazenamento, à reciclagem de resíduos, ao manejo de animais e outros.

Diante disso, a aplicação da Agricultura 4.0 exige investimento em pessoas, processos e tecnologias.

Mais do que utilizar ferramentas tecnológicas, é preciso que consultores despertem para este novo caminho, permitindo que possam levar melhor atendimento ao campo, assim como maior conhecimento, oportunidades e soluções aos clientes rurais.

Mas, para que saibam lidar com as novas demandas e desafios que essa revolução exige, é preciso mudar a forma como lidamos com dados e informações do agronegócio, o que ressalta mais uma vez a importância da assistência técnica 4.0.

Como parte inicial desse processo, cabe ao consultor pensar em soluções para promover uma mudança cultural da empresa rural, fazendo com que a vanguarda digital chegue ao campo, elevando sua produtividade. Afinal, a inovação é cada vez mais um insumo indispensável no campo.

Além disso, as consultorias agrícolas precisam se reinventar e se adaptar às mudanças 4.0. Somente assim conseguem prestar um atendimento diferenciado aos seus clientes. 

As plataformas digitais, por exemplo, são ferramentas essenciais para ofertar ações tecnológicas que possam melhorar o trabalho no campo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELAS DE INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISE DE SOLO

Classificação das leituras de pH em água e em CaCl 2 pH em água Classificação* < 5 acidez elevada 5,0 a 5,9 acidez média 6,0 a 6,9 acidez fraca 7,0 neutro 7,1 a 7,8 alcalinidade fraca > 7,8 alcalinidade elevada pH em CaCl 2 Classificação* < 4,3 acidez muito alta 4,4 a 5,0 acidez alta 5,1 a 5,5 acidez média 5,6 a 6,0 acidez baixa 6,0 a 7,0 acidez muito baixa 7,0 neutro > 7,0 alcalino * Relação solo:solução = 1:2,5 Interpretação de análise de solo para P extraído pelo método Mehlich, de acordo com o teor de argila, para recomendação de fosfatada em sistemas de sequeiro com culturas anuais. Teor de argila Teor de P no solo Muito baixo Baixo Médio Adequado Alto % ------------------------------------mg/dm³------------------------------------ ≤ 15 0 a 0,6 6,1 a 12,0 12,1 a 18,0 18,1 a 25,0 > 25,0 16 a 35 0 a 0,5 5,1 a 10,0 10,1 a 15,0 15,1 a 20,0 > 20,0 36 a 60 0 a 0,3 3,1 a 5,0 5,1 a 8,0 8,1 a 12,0 > 12,0 > 60 0 a 0,2 2,1 a 3,0 3,1 a 4,0 4,1 a 6,0 > 6,0 Fonte: Sou

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo Medir o pH do solo é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das plantas cultivadas. Um solo com pH adequado proporciona uma melhor absorção de nutrientes pelas plantas, favorecendo seu crescimento e desenvolvimento. Com o Medidor de pH do Solo , esse processo se torna ainda mais simples e preciso. Neste guia, vamos ensinar como medir o pH do solo e corrigir sua acidez, além de apresentar tabelas úteis para auxiliar na interpretação dos resultados. Passo 1: Preparação do Solo Antes de medir o pH do solo, certifique-se de que o solo esteja úmido , mas não encharcado. Evite realizar a medição logo após a aplicação de fertilizantes ou corretivos, pois isso pode interferir nos resultados. Passo 2: Utilização do Medidor de pH do Solo Ligue o Medidor de pH do Solo. Insira a sonda do medidor no solo, a uma profundidade de aproximadamente 5 a 10 centímetros . Aguarde alguns segundos até que o medidor estabilize e ex

COMO A ANÁLISE DE SOLO VAI SALVAR SUA LAVOURA (VAMOS TE ENSINAR)

Ainda é comum que muitos agricultores façam a adubação de suas culturas sem a realização da análise do solo. Por mais que seja uma prática habitual, o correto é sempre planejar e realizar a adubação a partir das características do solo e das necessidades da planta. Deseja se especializar em análise de solo? BAIXE O NOSSO MATERIAL CLICANDO AQUI Por que a análise do solo é tão importante? A análise do solo é considerada a medida mais prática, rápida, direta e barata de se fazer uma análise racional da fertilidade do solo e de transferir tecnologia por meio de insumos para que o agricultor possa ter uma lavoura com alta produtividade. A maior utilização da análise do solo é no sentido de orientação no emprego de fertilizantes e calagem. Ou seja, através da análise do solo pode-se determinar a quantidade do elemento no solo e estimar as necessidades de calagem e dos nutrientes essenciais necessários para a obtenção de uma produção economicamente rentável para o agricultor. Entre em nosso c