Por que fazer gessagem?
O principal benefício da gessagem é o favorecimento do crescimento do sistema radicular em profundidade, aumentando a eficiência de uso de água e nutrientes pelas plantas, principalmente em condições de déficit hídrico.
O sulfato de cálcio (CaSO4) ou gesso agrícola é um subproduto da indústria de fertilizantes fosfatados. Quando aplicado ao solo fornece cálcio (mínimo de 16%) e enxofre (mínimo de 13%) e também possui a capacidade de corrigir os teores de alumínio, principalmente em subsuperfície, devido a elevada mobilidade do íon sulfato no solo.
Mas em que condições a gessagem deve ser feita?
A gessagem é recomendada para solos que apresentam altos índices de acidez subsuperfície: saturação de Al >10 % e/ou teor de Ca trocável <3,0 cmolc.dm-3 na profundidade de 20 a 40 cm para culturas anuais ou de até 60 cm para culturas perenes.
O gesso é efetivo para todas as culturas e condições?
Figura 1. Resposta à gessagem, traduzida em aumento de produtividade, encontrada em 73 experimentos realizados sob plantio direto na região Sul do Brasil. Alta acidez subsuperficial significa saturação de Al >10 % e/ou teor de Ca trocável <3,0 cmolc.dm-3 (adaptado de TIECHER et al., 2017).
Você sabia que a gessagem pode ser prejudicial?
O uso indiscriminado e sem critério de gesso pode acarretar problema ao agricultor. Gesso aplicado em solos com condições de baixa acidez subsuperficial (saturação de Al <10 %) e adequado teor de Ca trocável (>3,0 cmolc.dm−3) podem diminuir o rendimento das culturas quando aplicados em taxas muito altas (6-15 ton ha−1), provavelmente por induzir a deficiência de K e Mg (TIECHER et al., 2017).
Como definir a dose de gesso a ser aplicada?
O Cerrado brasileiro a recomendação de gesso se baseia na classe textural do solo e a cultura.
Já realizei a calagem! Essa prática não é suficiente? Preciso aplicar gesso?
A calagem e a gessagem são recomendadas com finalidades diferentes. A calagem também serve para fornecer Ca para às plantas (além de Mg) e também corrige os teores de alumínio do solo, mas seu principal objetivo é corrigir a acidez do solo. A gessagem por sua vez não corrige acidez. A correção da acidez é prática fundamental para melhorar a retenção de cátions de interesse pela CTC do solo, melhorando assim a disponibilidade de nutrientes às plantas. A correção do solo é o primeiro passo que deve ser dado visando produtividade, lucro e sustentabilidade ambiental.
Ambos os manejos neutralizam o alumínio tóxico presente no solo. Apesar disso, a calagem e a gessagem apresentam diferenças importantes que direcionam sua utilização:
Posso aplicar gesso junto com o calcário?
Embora haja bastante controvérsias a respeito desse questionamento e a recomendação técnica nem sempre ser a mais viável à campo por questões de prazo e tamanho da área, o ideal seria aplicar calcário cerca de 3 meses antes da aplicação do gesso, principalmente devido ao modo de ação dos dois corretivos no solo.
Comentários
Postar um comentário