Pular para o conteúdo principal

Adubação, calagem e gessagem: as 3 técnicas de manejo químico do solo

Normalmente, as técnicas empregadas no manejo químico do solo são a adubação, a calagem e a gessagem, de modo que a ferramenta mais viável atualmente para definir quais elementos deverão ser incorporados à terra e suas respectivas quantidades é a análise química do solo, realizada por laboratórios especializados.

A análise química mostra como se encontra a situação do solo em relação a:

1. Alumínio trocável (acidez trocável) e acidez potencial (H+Al).

2. Acidez ativa ou pH.

3. Teor de matéria orgânica.

4. Nutrientes disponíveis (P, K, Ca, Mg).

5. Análise granulométrica.

6. Condutividade elétrica.

7. Micronutrientes (Cu, Fe, Mn, Zn e B).

8. Enxofre disponível.

9. Sódio trocável.

A partir dos laudos emitidos, será possível calcular a quantidade de adubo e calcário que favorecerá a produtividade da cultura que se quer plantar, explica Guilherme Barcellos Gjorup.

As amostras de solo enviadas para o laboratório deverão representar corretamente toda a área a ser cultivada, daí a importância de coletá-las adequadamente. Se a amostra não refletir a realidade da área, os resultados gerarão recomendações de adubação e calagem ineficientes.

Antes de efetuar a coleta propriamente dita, deve-se dividir o terreno em glebas, isto é, em áreas homogêneas.

A divisão em glebas é necessária porque, normalmente, os terrenos são extensos e abrangem áreas de diferentes tipos de solo em diferentes condições de fertilidade tanto em superfície quanto em profundidade, principalmente no Brasil, onde o relevo é muito diversificado.

Dessa forma, cada gleba resultará em uma análise e, portanto, a cada uma será recomendado um manejo específico em concordância com suas características.

Isso permitirá ao profissional agrícola, seja ele agrônomo, engenheiro-agrícola ou técnico agrícola, prescrever as recomendações de fertilização e calagem adequadas para cada subárea, garantindo que recebam apenas o que necessitam e evitando que umas fiquem adubadas em excesso e outras com deficiência.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELAS DE INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISE DE SOLO

Classificação das leituras de pH em água e em CaCl 2 pH em água Classificação* < 5 acidez elevada 5,0 a 5,9 acidez média 6,0 a 6,9 acidez fraca 7,0 neutro 7,1 a 7,8 alcalinidade fraca > 7,8 alcalinidade elevada pH em CaCl 2 Classificação* < 4,3 acidez muito alta 4,4 a 5,0 acidez alta 5,1 a 5,5 acidez média 5,6 a 6,0 acidez baixa 6,0 a 7,0 acidez muito baixa 7,0 neutro > 7,0 alcalino * Relação solo:solução = 1:2,5 Interpretação de análise de solo para P extraído pelo método Mehlich, de acordo com o teor de argila, para recomendação de fosfatada em sistemas de sequeiro com culturas anuais. Teor de argila Teor de P no solo Muito baixo Baixo Médio Adequado Alto % ------------------------------------mg/dm³------------------------------------ ≤ 15 0 a 0,6 6,1 a 12,0 12,1 a 18,0 18,1 a 25,0 > 25,0 16 a 35 0 a 0,5 5,1 a 10,0 10,1 a 15,0 15,1 a 20,0 > 20,0 36 a 60 0 a 0,3 3,1 a 5,0 5,1 a 8,0 8,1 a 12,0 > 12,0 > 60 0 a 0,2 2,1 a 3,0 3,1 a 4,0 4,1 a 6,0 > 6,0 Fonte: Sou

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo Medir o pH do solo é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das plantas cultivadas. Um solo com pH adequado proporciona uma melhor absorção de nutrientes pelas plantas, favorecendo seu crescimento e desenvolvimento. Com o Medidor de pH do Solo , esse processo se torna ainda mais simples e preciso. Neste guia, vamos ensinar como medir o pH do solo e corrigir sua acidez, além de apresentar tabelas úteis para auxiliar na interpretação dos resultados. Passo 1: Preparação do Solo Antes de medir o pH do solo, certifique-se de que o solo esteja úmido , mas não encharcado. Evite realizar a medição logo após a aplicação de fertilizantes ou corretivos, pois isso pode interferir nos resultados. Passo 2: Utilização do Medidor de pH do Solo Ligue o Medidor de pH do Solo. Insira a sonda do medidor no solo, a uma profundidade de aproximadamente 5 a 10 centímetros . Aguarde alguns segundos até que o medidor estabilize e ex

COMO A ANÁLISE DE SOLO VAI SALVAR SUA LAVOURA (VAMOS TE ENSINAR)

Ainda é comum que muitos agricultores façam a adubação de suas culturas sem a realização da análise do solo. Por mais que seja uma prática habitual, o correto é sempre planejar e realizar a adubação a partir das características do solo e das necessidades da planta. Deseja se especializar em análise de solo? BAIXE O NOSSO MATERIAL CLICANDO AQUI Por que a análise do solo é tão importante? A análise do solo é considerada a medida mais prática, rápida, direta e barata de se fazer uma análise racional da fertilidade do solo e de transferir tecnologia por meio de insumos para que o agricultor possa ter uma lavoura com alta produtividade. A maior utilização da análise do solo é no sentido de orientação no emprego de fertilizantes e calagem. Ou seja, através da análise do solo pode-se determinar a quantidade do elemento no solo e estimar as necessidades de calagem e dos nutrientes essenciais necessários para a obtenção de uma produção economicamente rentável para o agricultor. Entre em nosso c