Pular para o conteúdo principal

6 PRINCIPAIS DICAS PARA SE TORNAR UM PRODUTOR RURAL DE SUCESSO!

Se você deseja descobrir como ser um produtor rural de sucesso está no lugar certo. A chave para uma realização dessa natureza consiste basicamente em eficiência e competitividade.

Para isso, algumas iniciativas podem fazer toda a diferença e viabilizar o alcance desse objetivo. Leve em conta que o sucesso no agronegócio envolve modernização, sobretudo quando se trata de tecnologia aplicada às máquinas e aos processos agrícolas de produção.

1. Aprimore sua gestão do agronegócio

A gestão do agronegócio diz respeito sobretudo ao gerenciamento dos recursos empregados na produção agrícola, de modo a garantir a sustentabilidade e os lucros do negócio rural. Assim, para ser um produtor rural de sucesso, é preciso ir além das boas práticas agrícolas com bom desempenho técnico.

Nesse sentido, a produção deve ser planejada, de modo a garantir que máquinas, equipamentos, insumos e mão de obra sejam bem investidos na propriedade. Ao mesmo tempo, a produção precisa ser acompanhada, a fim de que seja possível promover qualquer correção de rumo que se mostre necessária.

A aferição dos recursos investidos comparados com a expectativa de desempenho na safra deve ser constante. É preciso estar o mais perto possível da certeza de bons retornos e, para isso, deve-se proceder a um acompanhamento permanente por meio do gerenciamento financeiro da propriedade.

2. Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia atravessou a porteira e chegou às propriedades rurais com soluções e aprimoramentos dos processos agrícolas produtivos. Agricultura de precisão e Agricultura 4.0 constituem o que há de mais moderno para uma propriedade agrícola e sua produção.

Um produtor rural de sucesso deve estar conectado ao seu tempo e conhecer não apenas as novas máquinas agrícolas que se aprimoram, mas também a tecnologia embarcada. Do mesmo modo, equipamentos, sensores e drones chegaram ao campo para ficar e viabilizar maiores índices de produtividade e melhor aproveitamento do tempo.

Da mesma forma, plataformas de gestão agrícola facilitam o controle de toda a propriedade e permitem maior precisão nos dados e informações que geram. Assim, considere que a tecnologia é uma das grandes parceiras do produtor de sucesso que não pode desconsiderá-la ou ficará para trás.

3. Conte com boas máquinas agrícolas

O sucesso do agronegócio reside, antes de tudo, no maquinário agrícola que se aperfeiçoa constantemente. A capacidade de executar mais e melhores tarefas permitindo controle e precisão fazem com que os índices de produtividade sejam cada vez maiores.

A força genética da semente e a implementação de boas práticas de cultivo se associam à potência e versatilidade das máquinas e implementos agrícolas modernos. Nesse sentido, considere os seguintes benefícios conquistados quando são utilizadas boas máquinas agrícolas:

  • economia de tempo;
  • economia de recursos;
  • redução de mão de obra;
  • aprimoramento da qualidade dos produtos.

Máquinas agrícolas e tecnologia se complementam de modo perfeito. Nessa associação, por meio principalmente dos equipamentos e sensores instalados nas máquinas, permitem realizar inúmeras operações com maior economia e precisão como, por exemplo, a semeadura e a aplicação de fertilizantes.

4. Considere a qualidade dos seus insumos

Sementes de boa procedência, corretivos e fertilizantes efetivos, assim como defensivos agrícolas responsáveis, entre outros, caracterizam a maior parte dos insumos utilizados na lavoura. O cuidado com a qualidade desses produtos indispensáveis à boa produção faz grande diferença nos resultados que serão alcançados na hora da colheita.

Para esse fim, opere com fornecedores de confiança que facilitem o acesso à informação séria e responsável. Ao mesmo tempo, leve em conta a orientação de um profissional experiente e não se deixe levar apenas pelo preço do insumo, pois podem ocorrer surpresas desagradáveis.

Para garantir que fará uso de insumos de qualidade, faça um planejamento para sua aquisição e emprego na produção. Dimensione adequadamente para que não ocorram excessos nem desperdícios e, para esse fim, a tecnologia será de grande auxílio na hora da aplicação.


5. Acompanhe o mercado e descubra novas possibilidades

Como já referido antes, o produtor de sucesso precisa estar conectado ao seu tempo. Isso também se aplica com muita propriedade ao acompanhamento do mercado agrícola, sobretudo naquilo que se refere à sua lavoura.

Desse modo, esteja sempre inteirado das demandas existentes e não deixe de avaliar novas possibilidades como produtor rural. Às vezes, uma determinada cultura se destaca com indicações claras de um mercado em evolução e você deve analisar as perspectivas e os principais aspectos envolvidos.

Nesses casos, avalie as possibilidades de investir na produção dessa cultura, ainda que apenas em um módulo mínimo, economicamente viável, para posterior ampliação. O mesmo raciocínio pode ser empregado, por exemplo, para considerar as oportunidades de exportação dos produtos que atualmente já são cultivados na propriedade.

6. Monitore os resultados alcançados

Na arte de administrar, desde uma grande indústria até o menor dos negócios, existe um princípio universal: não se consegue gerenciar o que não se conhece. Na sua propriedade também é assim.

Portanto, acompanhe sua lavoura, faça uso de indicadores que facilitem a gestão agrícola e permitam realizar um monitoramento constante dos resultados. Registre e avalie cada despesa como, por exemplo, as aquisições e as operações de campo propriamente.

Analise as respostas alcançadas com alguma iniciativa de aprimoramento e reveja a necessidade de implementar novas ações para a próxima safra. Procure estar sempre no comando e consciente do que ocorre em sua lavoura, ainda que por vezes não tenha como intervir.

Como você pode ver, essas dicas de como ser um produtor rural de sucesso constituem um bom norteador para os principais cuidados necessários para sua realização. Considere o apoio que os parceiros podem fornecer e escreva sua história de sucesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELAS DE INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISE DE SOLO

Classificação das leituras de pH em água e em CaCl 2 pH em água Classificação* < 5 acidez elevada 5,0 a 5,9 acidez média 6,0 a 6,9 acidez fraca 7,0 neutro 7,1 a 7,8 alcalinidade fraca > 7,8 alcalinidade elevada pH em CaCl 2 Classificação* < 4,3 acidez muito alta 4,4 a 5,0 acidez alta 5,1 a 5,5 acidez média 5,6 a 6,0 acidez baixa 6,0 a 7,0 acidez muito baixa 7,0 neutro > 7,0 alcalino * Relação solo:solução = 1:2,5 Interpretação de análise de solo para P extraído pelo método Mehlich, de acordo com o teor de argila, para recomendação de fosfatada em sistemas de sequeiro com culturas anuais. Teor de argila Teor de P no solo Muito baixo Baixo Médio Adequado Alto % ------------------------------------mg/dm³------------------------------------ ≤ 15 0 a 0,6 6,1 a 12,0 12,1 a 18,0 18,1 a 25,0 > 25,0 16 a 35 0 a 0,5 5,1 a 10,0 10,1 a 15,0 15,1 a 20,0 > 20,0 36 a 60 0 a 0,3 3,1 a 5,0 5,1 a 8,0 8,1 a 12,0 > 12,0 > 60 0 a 0,2 2,1 a 3,0 3,1 a 4,0 4,1 a 6,0 > 6,0 Fonte: Sou

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo Medir o pH do solo é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das plantas cultivadas. Um solo com pH adequado proporciona uma melhor absorção de nutrientes pelas plantas, favorecendo seu crescimento e desenvolvimento. Com o Medidor de pH do Solo , esse processo se torna ainda mais simples e preciso. Neste guia, vamos ensinar como medir o pH do solo e corrigir sua acidez, além de apresentar tabelas úteis para auxiliar na interpretação dos resultados. Passo 1: Preparação do Solo Antes de medir o pH do solo, certifique-se de que o solo esteja úmido , mas não encharcado. Evite realizar a medição logo após a aplicação de fertilizantes ou corretivos, pois isso pode interferir nos resultados. Passo 2: Utilização do Medidor de pH do Solo Ligue o Medidor de pH do Solo. Insira a sonda do medidor no solo, a uma profundidade de aproximadamente 5 a 10 centímetros . Aguarde alguns segundos até que o medidor estabilize e ex

COMO A ANÁLISE DE SOLO VAI SALVAR SUA LAVOURA (VAMOS TE ENSINAR)

Ainda é comum que muitos agricultores façam a adubação de suas culturas sem a realização da análise do solo. Por mais que seja uma prática habitual, o correto é sempre planejar e realizar a adubação a partir das características do solo e das necessidades da planta. Deseja se especializar em análise de solo? BAIXE O NOSSO MATERIAL CLICANDO AQUI Por que a análise do solo é tão importante? A análise do solo é considerada a medida mais prática, rápida, direta e barata de se fazer uma análise racional da fertilidade do solo e de transferir tecnologia por meio de insumos para que o agricultor possa ter uma lavoura com alta produtividade. A maior utilização da análise do solo é no sentido de orientação no emprego de fertilizantes e calagem. Ou seja, através da análise do solo pode-se determinar a quantidade do elemento no solo e estimar as necessidades de calagem e dos nutrientes essenciais necessários para a obtenção de uma produção economicamente rentável para o agricultor. Entre em nosso c