Irrigar reduz os riscos de perdas da produção, ocasionados por períodos de estiagem, mas a técnica precisa ser bem manejada.
Um manejo adequado leva em consideração algumas práticas importantes, entre elas está à irrigação. Essa técnica consiste em monitorar e quantificar, periodicamente, o consumo de água pelas plantas, possibilitando determinar o tempo necessário para aplicação da lâmina d’água necessária em cada irrigação, ou seja, a irrigação complementa a disponibilidade da água provida naturalmente pela chuva, proporcionando ao solo teor de umidade suficiente para suprir as necessidades hídricas das culturas. Tal umidade no solo afeta diretamente a produtividade das plantações.
É nesse contexto que entra a irrigação, uma técnica capaz de proporcionar o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos agrícolas. Além disso, reduz os riscos de perdas da produção, ocasionados por períodos de estiagem.
Absorção da água e nutrientes para o solo
Todas as plantas absorvem água e nutrientes do solo, o solo é um sistema composto por uma parte sólida e porosa. A parte sólida é formada por mineiras que se agrupam. No interior dos poros existem ar e água.
Em casos das culturas irrigadas de soja, milho, café, feijão e outras, o sistema de irrigação mais utilizada é o pivô central.
Importância da irrigação
A irrigação é um processo fundamental para o desenvolvimento e produtividade da agricultura, pois seu manejo adequado permite melhorar significativamente os resultados da produção.
O sucesso de uma plantação está relacionado a um eficiente projeto de irrigação, que priorize a sustentabilidade por meio do não desperdício de água, e de uma tecnologia que atinja os resultados desejados com bom custo-benefício. A adoção do manejo poderá trazer benefícios, tais como economia de água e energia, com melhor aproveitamento dos recursos hídricos, preservando o ambiente, reduzindo conflitos de uso de água, além de aumentar a renda do produtor.
Irrigação de precisão: o futuro da Irrigação no Brasil
A irrigação de precisão é um conceito recente que vem se apresentando como fundamental para aumentar a eficiência da irrigação mundo afora. Tal conceito representa um manejo espacialmente diferenciado da irrigação, visando disponibilizar a quantidade de água específica para as necessidades cada área do terreno de uma plantação.
Entre as soluções mais estudadas e que guiarão a irrigação no futuro próximo, a Irrigação de precisão e a internet das coisas aliada à irrigação, são as tecnologias que vêm ganhando cada vez mais destaque.
Comentários
Postar um comentário