Pular para o conteúdo principal

CONSULTORIA AGRÍCOLA | O que faz? E qual a sua importância para o processo de assistência técnica!

Na última década, o agronegócio vem passando por uma grande mudança trazida, principalmente, pela evolução tecnológica na área. E para se manterem atualizados, muitos produtores rurais procuram uma consultoria agrícola.

Além disso, a busca pela otimização de processos do campo visando a maior rentabilidade e produtividade da safra também faz com que a figura do consultor seja importante. Mas, você sabe quais são os trabalhos prestados por esse profissional?

Quais serviços um consultor agrícola oferece?

O agro é um mercado muito amplo, assim como as consultorias que atuam nele. Mas, aqui daremos enfoque aos consultores que voltam seu trabalho para propriedades que produzem grãos. Eles atuam principalmente em 3 frentes:

Administração rural

A administração rural se baseia no planejamento e controle de uma fazenda, em um sentido amplo. Quando bem implementada, ela ajuda os produtores rurais a tomarem as melhores decisões para seus negócios.

Uma consultoria agrícola trabalha esse conceito a partir dos recursos de uma fazenda, sejam eles materiais, de mão de obra, financeiros ou mercadológicos. A partir, principalmente, do planejamento, da organização, da direção e do controle.

Vale lembrar que um negócio rural é dividido em diferentes atividades, são elas:

  • Produção: ligado ao uso de insumos, fatores de produção (como hora/máquina e hectares/ano) e a geração de produtos (toneladas/hectares);
  • Finanças: é a área que administra o capital de uma fazenda, diz respeito aos fluxos financeiros e as receitas, despesas e custos;.
  • Comercialização: é o setor responsável pela venda dos produtos.
  • Recursos Humanos: cuida dos funcionários de uma fazenda, pela quantidade (demanda da mão de obra x oferta) e pela qualidade (conhecimento e habilidades).

Otimização de processos

Também é papel de uma consultoria agrícola realizar a análise para a otimização de processos em uma fazenda. Para isso, são utilizados sistemas e ferramentas de controle que melhoram o desempenho, reduzem o uso de matérias-primas e evitam os desperdícios.

Tudo isso é feito a partir de uma adequação desses sistemas ao negócio rural, que possui suas características próprias. A capacitação tanto de funcionários como dos gestores agrícolas também faz toda a diferença em na uma otimização de processos.

Um exemplo de otimização é a implantação de um software de gestão rural, com ele todas as áreas da fazenda ficam conectadas e os planejamentos técnicos e financeiros podem ser realizados com mais embasamento.

Mas, adquirir um sistema de gerenciamento como esse depende da organização de processos e da disponibilidade de uma equipe que possa conduzir o projeto. E é aí que entra a figura da consultoria agrícola, que pode ajudar os produtores rurais e seus funcionários no uso do software.

Planejamento

O planejamento é algo quase inerente a qualquer tipo de negócio, e dentro do agro isso não é diferente. Muitos produtores rurais são mestres no Planejamento de Safra, pois conhecem o campo muito bem e sabem como gerenciar seus recursos.

Porém, alguns ainda possuem dificuldades quando o assunto é o Planejamento Administrativo e Financeiro – áreas ligadas a processos mais empresariais. Uma consultoria agrícola pode ajudar pode ajudar a melhorar esse desempenho e facilitar a gestão da fazenda.

O que avaliar antes de contratar uma consultoria agrícola?

Antes de contratar uma consultoria agrícola para sua fazenda, vale a pena fazer uma análise de alguns pontos. O primeiro é a credibilidade, busque por um consultor – ou consultores – que tenham experiência de mercado. Isso dará mais segurança aos seus parceiros, clientes e investidores.

Quando o produtor rural possui um problema em sua fazenda, ele quer que seja resolvido da melhor maneira possível no menor tempo possível, não é mesmo? Por isso, busque uma consultoria que tenha velocidade na resolução de problemas.

Outro ponto a ser analisado são os custos, algumas situações em negócios rurais podem ser resolvidas pelo próprio produtor e sua equipe, mas poderia ser realizado por um custo menor por uma consultoria agrícola. Sempre ponha os valores na ponta da caneta para tomar a melhor decisão.

Por último, avalie se seu consultor agrícola possui conhecimento técnico para resolver o problema, principalmente se ninguém no seu time souber como resolvê-lo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELAS DE INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISE DE SOLO

Classificação das leituras de pH em água e em CaCl 2 pH em água Classificação* < 5 acidez elevada 5,0 a 5,9 acidez média 6,0 a 6,9 acidez fraca 7,0 neutro 7,1 a 7,8 alcalinidade fraca > 7,8 alcalinidade elevada pH em CaCl 2 Classificação* < 4,3 acidez muito alta 4,4 a 5,0 acidez alta 5,1 a 5,5 acidez média 5,6 a 6,0 acidez baixa 6,0 a 7,0 acidez muito baixa 7,0 neutro > 7,0 alcalino * Relação solo:solução = 1:2,5 Interpretação de análise de solo para P extraído pelo método Mehlich, de acordo com o teor de argila, para recomendação de fosfatada em sistemas de sequeiro com culturas anuais. Teor de argila Teor de P no solo Muito baixo Baixo Médio Adequado Alto % ------------------------------------mg/dm³------------------------------------ ≤ 15 0 a 0,6 6,1 a 12,0 12,1 a 18,0 18,1 a 25,0 > 25,0 16 a 35 0 a 0,5 5,1 a 10,0 10,1 a 15,0 15,1 a 20,0 > 20,0 36 a 60 0 a 0,3 3,1 a 5,0 5,1 a 8,0 8,1 a 12,0 > 12,0 > 60 0 a 0,2 2,1 a 3,0 3,1 a 4,0 4,1 a 6,0 > 6,0 Fonte: Sou

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo Medir o pH do solo é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das plantas cultivadas. Um solo com pH adequado proporciona uma melhor absorção de nutrientes pelas plantas, favorecendo seu crescimento e desenvolvimento. Com o Medidor de pH do Solo , esse processo se torna ainda mais simples e preciso. Neste guia, vamos ensinar como medir o pH do solo e corrigir sua acidez, além de apresentar tabelas úteis para auxiliar na interpretação dos resultados. Passo 1: Preparação do Solo Antes de medir o pH do solo, certifique-se de que o solo esteja úmido , mas não encharcado. Evite realizar a medição logo após a aplicação de fertilizantes ou corretivos, pois isso pode interferir nos resultados. Passo 2: Utilização do Medidor de pH do Solo Ligue o Medidor de pH do Solo. Insira a sonda do medidor no solo, a uma profundidade de aproximadamente 5 a 10 centímetros . Aguarde alguns segundos até que o medidor estabilize e ex

COMO A ANÁLISE DE SOLO VAI SALVAR SUA LAVOURA (VAMOS TE ENSINAR)

Ainda é comum que muitos agricultores façam a adubação de suas culturas sem a realização da análise do solo. Por mais que seja uma prática habitual, o correto é sempre planejar e realizar a adubação a partir das características do solo e das necessidades da planta. Deseja se especializar em análise de solo? BAIXE O NOSSO MATERIAL CLICANDO AQUI Por que a análise do solo é tão importante? A análise do solo é considerada a medida mais prática, rápida, direta e barata de se fazer uma análise racional da fertilidade do solo e de transferir tecnologia por meio de insumos para que o agricultor possa ter uma lavoura com alta produtividade. A maior utilização da análise do solo é no sentido de orientação no emprego de fertilizantes e calagem. Ou seja, através da análise do solo pode-se determinar a quantidade do elemento no solo e estimar as necessidades de calagem e dos nutrientes essenciais necessários para a obtenção de uma produção economicamente rentável para o agricultor. Entre em nosso c