Pular para o conteúdo principal

AGRICULTURA DE PRECISÃO | Saiba o que é, quais são as suas caracteristicas e como utiliza-la.

 

A agricultura de precisão pode ser definida como um conjunto de ferramentas e tecnologias adotadas por produtores rurais que desejam conhecer toda a área para cultivo de forma mais completa e detalhada.

Em geral, ela compõe um sistema de gerenciamento agrícola baseado na variabilidade espacial da lavoura para aumentar o retorno econômico e reduzir o impacto ambiental. Para isso, utiliza ferramentas, principalmente eletrônicas, embarcadas em máquinas agrícolas e sistemas de informação geográfica.

Assim, com o uso de um sensor, é possível identificar a situação do solo, a presença de plantas daninhas e tomar a medidas necessários para corrigi-los. Além disso, é possível integrar o GPS ao pulverizador agrícola, por exemplo, e evitar que o equipamento passa duas vezes no mesmo local.

Para que serve?

Em síntese, a agricultura de precisão é utilizada para atender diversas necessidades do agricultor. Sendo assim, ela pode ser aplicada em diferentes fases do processo de produção como na aplicação de fertilizantes, plantio, pulverização e colheita.

Além disso, pode ser muito útil em situações onde é preciso realizar a análise do solo (características químicas e físicas, nível de compactação),controle de pragas, gestão de máquinas, entre outros.

No entanto, vale ressaltar que o seu diferencial está justamente em realizar um gerenciamento agrícolapor meio de informações exatas e precisas. Em resumo, ela considera que cada pedaço da fazenda possui propriedades diferentes. Assim, o campo produtivo deve ser gerido metro a metro.

Logo, a agricultura de precisão reconhece que nem todo campo é uniforme, isto é, alguns locais apresentam variações notipo de solo, fertilidade e outros fatores. E se essas variações forem medidas e registradas, poderá haver a otimização das aplicações em cada ponto.

Na prática, ela tem chamado a atenção de agricultores, pela sua capacidade de promover a minimização dos impactos ambientais, o aumento da sustentabilidade do solo, a diminuição do custo produtivo, o incremento da produção agrícola e, evidentemente, a elevação da margem de lucro.

Quais são as suas características?

A agricultura de precisão é caracterizada principalmente pelo uso de máquinas e tecnologias. Em resumo, ela permite que o produtor rural controle a lavoura por meio de informações referentes a área plantada.

Assim, ele consegue tratar cada área como única, reconhecendo as diferenças de cada região. Como resultado, há o aumento da produtividade de forma mais sustentável que os métodos tradicionais.

Além disso, a agricultura de precisão beneficia a atividade agrícola em diversos aspectos como:

  • Cada local tem sua produtividade maximizada;
  • Insumos (água, fertilizantes, defensivos, etc) não são desperdiçados;
  • Solo e meio ambiente sofrem menos danos.

Quais são as tecnologias da agricultura de precisão?

Em suma, a agricultura de precisão funciona por meio de uma variedade de recursos. Dessa forma, o agricultor pode utilizar:

1. Tratores, adubadoras, colhedoras de café ou pulverizadores: guiados por geolocalização e controlados remotamente por meio de software para agricultura de precisão.

2. Drones: utilizados para captar imagens e fornecer informações fundamentais para o produtor.

3. Sensores: realizam o diagnóstico de variabilidade do solo (identifica porções com manchas, compactação, fluxo de pragas, diferenças climáticas e até erro no manejo de insumos).

4. Dispositivos posicionados no solo: podem ser usados para realizar o raio-x completo da topologia do terreno. Assim, fornece dados sobre resistência, temperatura e umidade.

5. Telemetria: analisa a performance das máquinas ou se sua velocidade e marcha estão corretas ( precisão que representa queda no consumo de combustível).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELAS DE INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISE DE SOLO

Classificação das leituras de pH em água e em CaCl 2 pH em água Classificação* < 5 acidez elevada 5,0 a 5,9 acidez média 6,0 a 6,9 acidez fraca 7,0 neutro 7,1 a 7,8 alcalinidade fraca > 7,8 alcalinidade elevada pH em CaCl 2 Classificação* < 4,3 acidez muito alta 4,4 a 5,0 acidez alta 5,1 a 5,5 acidez média 5,6 a 6,0 acidez baixa 6,0 a 7,0 acidez muito baixa 7,0 neutro > 7,0 alcalino * Relação solo:solução = 1:2,5 Interpretação de análise de solo para P extraído pelo método Mehlich, de acordo com o teor de argila, para recomendação de fosfatada em sistemas de sequeiro com culturas anuais. Teor de argila Teor de P no solo Muito baixo Baixo Médio Adequado Alto % ------------------------------------mg/dm³------------------------------------ ≤ 15 0 a 0,6 6,1 a 12,0 12,1 a 18,0 18,1 a 25,0 > 25,0 16 a 35 0 a 0,5 5,1 a 10,0 10,1 a 15,0 15,1 a 20,0 > 20,0 36 a 60 0 a 0,3 3,1 a 5,0 5,1 a 8,0 8,1 a 12,0 > 12,0 > 60 0 a 0,2 2,1 a 3,0 3,1 a 4,0 4,1 a 6,0 > 6,0 Fonte: Sou

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo Medir o pH do solo é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das plantas cultivadas. Um solo com pH adequado proporciona uma melhor absorção de nutrientes pelas plantas, favorecendo seu crescimento e desenvolvimento. Com o Medidor de pH do Solo , esse processo se torna ainda mais simples e preciso. Neste guia, vamos ensinar como medir o pH do solo e corrigir sua acidez, além de apresentar tabelas úteis para auxiliar na interpretação dos resultados. Passo 1: Preparação do Solo Antes de medir o pH do solo, certifique-se de que o solo esteja úmido , mas não encharcado. Evite realizar a medição logo após a aplicação de fertilizantes ou corretivos, pois isso pode interferir nos resultados. Passo 2: Utilização do Medidor de pH do Solo Ligue o Medidor de pH do Solo. Insira a sonda do medidor no solo, a uma profundidade de aproximadamente 5 a 10 centímetros . Aguarde alguns segundos até que o medidor estabilize e ex

COMO A ANÁLISE DE SOLO VAI SALVAR SUA LAVOURA (VAMOS TE ENSINAR)

Ainda é comum que muitos agricultores façam a adubação de suas culturas sem a realização da análise do solo. Por mais que seja uma prática habitual, o correto é sempre planejar e realizar a adubação a partir das características do solo e das necessidades da planta. Deseja se especializar em análise de solo? BAIXE O NOSSO MATERIAL CLICANDO AQUI Por que a análise do solo é tão importante? A análise do solo é considerada a medida mais prática, rápida, direta e barata de se fazer uma análise racional da fertilidade do solo e de transferir tecnologia por meio de insumos para que o agricultor possa ter uma lavoura com alta produtividade. A maior utilização da análise do solo é no sentido de orientação no emprego de fertilizantes e calagem. Ou seja, através da análise do solo pode-se determinar a quantidade do elemento no solo e estimar as necessidades de calagem e dos nutrientes essenciais necessários para a obtenção de uma produção economicamente rentável para o agricultor. Entre em nosso c