A agricultura de precisão pode ser definida como um conjunto de ferramentas e tecnologias adotadas por produtores rurais que desejam conhecer toda a área para cultivo de forma mais completa e detalhada.
Em geral, ela compõe um sistema de gerenciamento agrícola baseado na variabilidade espacial da lavoura para aumentar o retorno econômico e reduzir o impacto ambiental. Para isso, utiliza ferramentas, principalmente eletrônicas, embarcadas em máquinas agrícolas e sistemas de informação geográfica.
Assim, com o uso de um sensor, é possível identificar a situação do solo, a presença de plantas daninhas e tomar a medidas necessários para corrigi-los. Além disso, é possível integrar o GPS ao pulverizador agrícola, por exemplo, e evitar que o equipamento passa duas vezes no mesmo local.
Para que serve?
Em síntese, a agricultura de precisão é utilizada para atender diversas necessidades do agricultor. Sendo assim, ela pode ser aplicada em diferentes fases do processo de produção como na aplicação de fertilizantes, plantio, pulverização e colheita.
Além disso, pode ser muito útil em situações onde é preciso realizar a análise do solo (características químicas e físicas, nível de compactação),controle de pragas, gestão de máquinas, entre outros.
No entanto, vale ressaltar que o seu diferencial está justamente em realizar um gerenciamento agrícolapor meio de informações exatas e precisas. Em resumo, ela considera que cada pedaço da fazenda possui propriedades diferentes. Assim, o campo produtivo deve ser gerido metro a metro.
Logo, a agricultura de precisão reconhece que nem todo campo é uniforme, isto é, alguns locais apresentam variações notipo de solo, fertilidade e outros fatores. E se essas variações forem medidas e registradas, poderá haver a otimização das aplicações em cada ponto.
Na prática, ela tem chamado a atenção de agricultores, pela sua capacidade de promover a minimização dos impactos ambientais, o aumento da sustentabilidade do solo, a diminuição do custo produtivo, o incremento da produção agrícola e, evidentemente, a elevação da margem de lucro.
Quais são as suas características?
A agricultura de precisão é caracterizada principalmente pelo uso de máquinas e tecnologias. Em resumo, ela permite que o produtor rural controle a lavoura por meio de informações referentes a área plantada.
Assim, ele consegue tratar cada área como única, reconhecendo as diferenças de cada região. Como resultado, há o aumento da produtividade de forma mais sustentável que os métodos tradicionais.
Além disso, a agricultura de precisão beneficia a atividade agrícola em diversos aspectos como:
- Cada local tem sua produtividade maximizada;
- Insumos (água, fertilizantes, defensivos, etc) não são desperdiçados;
- Solo e meio ambiente sofrem menos danos.
Comentários
Postar um comentário