Segundo dados do IBGE, o Brasil tem aproximadamente 5 milhões de produtores rurais. Somados, esses trabalhadores movimentam – e muito! – a economia do país. Em 2021, o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) atingiu a marca de R$ 1,1 trilhão, um crescimento de mais de 10% em relação a 2020.
Diante de um cenário tão competitivo, a capacitação dos produtores rurais e o conhecimento técnico se tornaram fundamentais para manter as produções rentáveis. Essa necessidade é ainda maior quando falamos sobre agricultores familiares, que representam mais de 75% de todos os produtores brasileiros.
Para esses agricultores, a assistência técnica contribui com um aumento de quase quatro vezes em seu VBP, de acordo com levantamento do Ministério da Agricultura.
Mas o que seria a assistência técnica? A assistência, realizada por profissionais capacitados, tem como objetivo aconselhar, profissionalizar e aprimorar o trabalho de produtores rurais, por meio da difusão tecnológica, do conhecimento técnico, promovendo melhorias na administração do negócio e um melhor planejamento das atividades.
Por consequência, auxilia assim na solução de problemas, no aumento da produtividade e redução de custos. Além de melhorar condições de produção, preservação recursos e estimular boas práticas.
Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)
Em 2010, para melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável foi instituída a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Com o objetivo de promover a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para agricultores familiares, o programa tem como foco a prestação de serviços de educação gratuita e não formal continuamente no meio rural, com benefícios à gestão, produção e comercialização das atividades de pequenos agricultores.
Atualmente, a Ater atende apenas agricultores familiares.
Caso você tenha interesse em receber assistência e capacitação técnica gratuitamente, procure a Secretaria de Agricultura do seu Estado.
Você será encaminhado para as unidades responsáveis pelo atendimento, nas quais profissionais da área prestam informações e orientam o produtor rural na condução de seus negócios e propriedade, sendo também agentes de políticas públicas e executores de projetos específicos.
No Estado de São Paulo, o atendimento é realizado nas Casas de Agricultura.
Comentários
Postar um comentário