A semeadura é um processo fundamental no estabelecimento cultura da soja, por isso necessita de muita atenção e cuidado. É nesse momento que o potencial produtivo da sua lavoura começa a ser definido.
Para que esse processo seja realizado de maneira adequada, separamos nesse texto alguns cuidados essenciais que você, produtor, precisa ter na semeadura para garantir uma população uniforme em sua plantação. Vamos lá!
Atenção ao solo
O solo deve ser profundo, com textura média, topografia plana, leve declividade, além de possuir boa drenagem e aeração. Quando esses fatores estão presentes, evita-se a erosão e o desenvolvimento da soja é mais eficiente, uma vez que a cultivar pode explorar melhor o solo, e ter acesso a mais nutrientes e água.
Temperatura do solo
O ideal é que a temperatura do solo esteja entre 20ºC e 30ºC, mais precisamente 25ºC. Temperaturas muito abaixo ou acima desses números, prejudicam o desenvolvimento inicial da lavoura, tornando a germinação e a emergência mais lentas.
Não se esqueça da umidade do solo
Quando o assunto é umidade do solo, é importante que ela esteja entre 50% e 85% para que a germinação das sementes possa ocorrer em menor tempo e assim, estabelecer um stand inicial uniforme e mais rápido.
Certifique a profundidade da semeadura
Recomendamos que a profundidade da semeadura seja entre 3 cm e 5 cm. Quanto mais rasa a profundidade, maior a possibilidade de as sementes ficarem expostas aos estresses climáticos. Por outro lado, as semeaduras muito profundas também não são interessantes, pois, dificultam a emergência do grão. Para esse processo, é importante que o limitador de profundidade esteja devidamente regulado, pois assim, acompanha o relevo do solo e mantém a profundidade correta e uniforme.
Utilize o espaçamento ideal
A semeadura da soja deve ser feita em linhas e o espaçamento recomendado entre elas deve ser de 40 a 60cm. É importante destacar que o espaçamento mais utilizado corresponde entre 45 cm e 50 cm, entretanto, alguns estudos mostram que ainda podem haver outras variações em função do tipo de cultivar utilizado.
Atenção! Na semeadura, uma população de soja acima ou abaixo do recomendado pode causar perdas, resultando em redução de produtividade.
Faça a adubação correta
É importante que a adubação da soja seja distribuída ao lado e abaixo da semente. Isso porque, se o adubo tiver contato direto com a cultivar pode prejudicar a absorção da água, matando também a plântula em desenvolvimento.
Realize o monitoramento de pragas e doenças
Jamais se esqueça de realizar o monitoramento de pragas e doenças no período da semeadura da soja e também em toda sua fase de desenvolvimento. O momento de ação para controle é muito importante e define sua eficiência.
Comentários
Postar um comentário