CALAGEM DO SOLO | Saiba como realizar uma calagem no solo, e todos os seus benefícios para a produtividade agricola
Os solos brasileiros são ácidos em sua maioria — isso acontece, principalmente, pela presença de íons com origem na lixiviação de nutrientes, utilização de fertilizantes e pela cultura sem a devida reposição.
A calagem é uma das etapas do preparo do solo para o cultivo agrícola e consiste na aplicação de materiais de calcário (que tem pH básico) para neutralizar essa acidez.
A prática da calagem é muito benéfica para a produção, pois, além de tornar o solo mais propício para o crescimento da lavoura, ela tem bom custo-benefício. O custo para a calagem costuma ser de 9,6% do custo total da produção para agricultura de sequeiro e de apenas 2,1% para a agricultura irrigada.
Ainda assim, muitos produtores ainda negligenciam a calagem, pois não sabem calcular a quantidade necessária de calcário ou como fazer a aplicação corretamente.
Quais os Benefícios de se Fazer a Calagem?
Como você já sabe, a principal vantagem da calagem é a correção do pH do solo antes da plantação. Isso, além de fornecer as condições que a planta precisa para se desenvolver bem, ainda fornece nutrientes como cálcio e magnésio para a lavoura.
Conheça outros benefícios da calagem:
- Neutraliza o alumínio tóxico que prejudica o desenvolvimento das raízes;
- Facilita o aproveitamento de nutrientes como fósforo, nitrogênio, potássio e enxofre;
- Reduz a lixiviação;
- Promove o aumento da atividade microbiana e a liberação de matéria orgânica do solo.
- Todos esses benefícios têm como consequência o aumento da produtividade das culturas.
Como a Calagem Age no Solo?
Quando a calagem é aplicada ao solo, ocorre uma série de reações que resultam na redução da acidez. Assim que o calcário entra em contato com a água, são formados íons de cálcio e magnésio e ânions. Esses ânions são utilizados na redução da acidez do solo (pois as reações aumentam o pH) e na neutralização do alumínio.
Por isso, é importante que o solo esteja úmido no momento da aplicação da calagem — afinal, a reação com a água é fundamental para que os objetivos da calagem sejam atingidos.
Quando Devemos Fazer a Calagem?
A calagem não atinge os níveis ideais de correção imediatamente. Por isso, ela deve ser feita pelo menos três meses antes da semeadura. É nesse período que o calcário atinge o seu primeiro pico de correção.
Esse tempo pode ser diminuído para um período entre 45 a 60 dias após a calagem caso seja utilizado um Poder Relativo de Neutralização Total (PRNT) acima de 90%. Com o PNRT abaixo de 90%, o ideal é que se espere mesmo os três meses para a adubação e semeadura.
Como Fazer a Calagem de Forma Adequada?
Mesmo trazendo tantos benefícios para o solo, a calagem deve ser feita apenas quando necessário. O excesso de calcário e a sua má aplicação podem ter efeitos negativos, como a erosão do solo e a mineralização da matéria orgânica.
É por isso que é tão importante fazer a calagem de forma adequada. Confira o passo a passo!
Faça a Amostragem do Solo
O primeiro passo para fazer a calagem é medir o pH do solo. Isso é feito em laboratório após a coleta de amostras.
A coleta deve ser representativa de toda a área que será plantada. Para isso, deve ser feita uma extração em cada gleba, fazendo um caminho em zig zag. As amostras devem ter o mesmo volume e ser coletadas na mesma profundidade.
Envie as Amostras para o Laboratório
Depois de coletadas, as amostras devem ser embaladas em sacos plásticos, para evitar a contaminação, e enviadas ao laboratório para que a análise seja feita.
Cada embalagem deve ser devidamente identificada com dados como data, local da coleta e nome do responsável.
Defina a Dose de Calcário
Com o resultado da análise em mãos, é hora de definir o tipo de calcário que será utilizado na calagem — com mais ou menos magnésio. Os calcários são classificados pelo seu PRNT e, quanto maior esse valor, menor a quantidade necessária para a aplicação.
Quando a quantidade recomendada de calcário é elevada, a aplicação deve ser dividida em duas partes, para evitar o risco de supercalagem (ou calagem em excesso). geralmente, uma dose é considerada elevada quando é superior a 4 t/ha para solos argilosos ou superior a 2 t/ha para solos arenosos.
Faça a Calagem
O calcário deve ser incorporado ao solo de maneira uniforme, até a profundidade de 20 cm. Ele pode ser distribuído de duas formas: a lanço (manualmente) ou com aração e gradagem.
Comentários
Postar um comentário