AGRICULTURA DE PRECISÃO | Saiba o que é, e todas as ferramentas tecnológicas que auxiliam nas atividades agrícolas
Agricultura de precisão (AP) é a forma mais precisa de monitorar as atividades agrícolas, através da utilização de tecnologias avançadas. A partir de dados coletados das áreas geograficamente referenciadas, se torna possível a implementação da automação agrícola, além de tornar mais assertiva a tomada de decisão.
Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) , a agricultura de precisão colabora no processo e análise de dados, auxiliando no entendimento das condições ideais para o cultivo das principais culturas agrícolas.
Embora, tenha chegado no Brasil no início dos anos 90, por meio da utilização de máquinas agrícolas com receptores GNSS (Global Navigation Satelite System), hoje se tem visto cada vez mais forte a utilização das mais diversas ferramentas advindas da agricultura de precisão.
Pode se considerar agricultura de precisão toda prática que tenha a ação com objetivo de assegurar condições ideais à lavoura, seja por meio de aplicação de defensivos, monitoramento de pragas/doenças, irrigação e entre outros.
VANTAGENS DA AGRICULTURA DE PRECISÃO
A agricultura de precisão pode ser utilizada em todos os cultivos possíveis, onde, podemos ver sua utilização nas culturas do milho, soja, café, cana, feijão e até mesmo em pastagens.
Sendo comumente utilizada para monitorar a aplicação de fertilizantes, irrigação, falhas de plantio, competição com outras espécies e doenças das plantas.
Mas, vale ressaltar que que AP é um sistema que gere as lavouras em todos os seus aspectos, na procura de garantir a sua produtividade.
Dessa forma, quanto maior número de dados coletados, maior será a assertividade na decisão e economia do sistema produtivo.
Isso garante ao produtor uma melhor gestão de sua propriedade, quanto a utilização dos insumos e de manejo, economizando tempo e dinheiro, consequentemente o aumento da produtividade e sustentabilidade da lavoura.
FERRAMENTAS DA AGRICULTURA DE PRECISÃO
A agricultura de precisão é uma soma de tecnologias de monitoramento que podem mensurar com mais exatidão os insumos necessários e adequação do manejo de acordo com os resultados das estatísticas aplicadas. Isso só é possível graças as ferramentas disponíveis para a AP.
Conheça as principais ferramentas utilizadas pela AP:
- Piloto automático: utilizado para redução de erros na operação da máquina (trator/pulverizador), uma vez, que há uma maior uniformidade da atividade devido a velocidade constante da máquina.
- Controle de aplicação de insumos: essa tecnologia permite que seja aplicado o insumo somente quando necessário e no local indicado, otimizando o processo e evitando gastos desnecessários.
- Sensores: o uso de sensores na agricultura de precisão contribuem de várias formas, fornecendo dados que auxiliam os agricultores a monitorar a lavoura. Algumas das principais tecnologias de sensoriamento são os capacitivos, mecânicos, eletroquímicos, ópticos e de localização.
- Adubação de precisão: esse sistema proporciona uma adubação direcionada para área que realmente necessita, sem que haja perdas de insumos, uma vez que, o mapeamento da fertilidade do solo que é feito com um grid amostral entre 1 a 2 hectares.
- Semeadoras a taxa variável: Com essa ferramenta é possível comandar e alterar a densidade de sementes a serem depositadas de acordo com o potencial produtivo de cada parte da lavoura.
- Drones: facilitam o levantamento de dados, fornece informações estratégicas aos agricultores. Sua aplicação na área agrícola vem sendo favorecida pelo avanço tecnológico, pela redução dos custos de equipamentos e softwares.
- Barras de luz: Esse dispositivo proporciona diversas vantagens à distribuição de sementes e adubos, sendo definidos os espaçamentos com mais precisão.
Comentários
Postar um comentário