Pular para o conteúdo principal

PULVERIZAÇÃO ÁEREA | Saiba o que é, e quais as principais vantagens dessa forma de pulverização na agricultura

A pulverização aérea garante resultados surpreendentes ao produtor rural. Entretanto, devem ser feitas projeções para avaliar a sua viabilidade na propriedade rural. Atualmente, para pulverizar plantações via aérea, são utilizados aviões, drones ou helicópteros. Entretanto, embora a aviação agrícola possa ser praticada por pessoas físicas ou jurídicas com certificado, as regras variam de acordo com o município e, por isso, devem ser consultadas.

Vantagens da pulverização aérea na agricultura:

Realizada com maior rapidez

A pulverização aérea é realizada com maior rapidez quando comparada à pulverização de arrasto. Trata-se de uma prática viável, em especial para propriedades de grande porte, onde as máquinas agrícolas levariam horas para pulverizar grandes extensões de lavoura. Já as pulverizações realizadas por avião reduzem significativamente o tempo operacional, além de exigir menos mão de obra.

Evita o amassamento da lavoura

A pulverização por arrasto causa o amassamento da lavoura por usar máquinas agrícolas pesadas. Normalmente, as perdas ultrapassam 5% da produção agrícola, o que reduz a produtividade e gera prejuízos ao produtor rural. Por outro lado, quando é utilizado um pulverizador aéreo, esse problema deixa de existir, pois a plantação não é amassada pelas rodas dos tratores nem pelos implementos agrícolas.

Realizada em áreas de difícil acesso

A pulverização aérea usa tecnologia capaz de alcançar áreas de difícil acesso, como encostas de morros ou áreas onde são implantados sistemas de irrigação fixos. Independentemente de serem utilizados aviões, drones ou helicópteros, todos apresentam boa performance nas mais diversas culturas, inclusive em cafezais. Vale ressaltar que os cafeeiros alcançam mais de dois metros e normalmente estão em terrenos com grande declividade.

Evita a exposição direta aos defensivos

A rotina de trabalho do homem do campo o expõe a defensivos agrícolas nocivos à saúde, em especial quando a pulverização é manual. Geralmente, o responsável por pulverizar a lavoura passa horas nessa operação. Por isso, investir em pulverização aérea é tão importante, pois garante maior segurança ao trabalhador rural.

Garante maior precisão na aplicação dos defensivos

A pulverização com drones garante maior precisão na aplicação dos defensivos agrícolas. Isso porque a tecnologia realiza o mapeamento da área a ser pulverizada. Com isso, o produtor rural aumenta a eficiência operacional da pulverização, além de evitar desperdícios de produtos, ou mesmo a aplicação excessiva de agroquímicos na lavoura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELAS DE INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISE DE SOLO

Classificação das leituras de pH em água e em CaCl 2 pH em água Classificação* < 5 acidez elevada 5,0 a 5,9 acidez média 6,0 a 6,9 acidez fraca 7,0 neutro 7,1 a 7,8 alcalinidade fraca > 7,8 alcalinidade elevada pH em CaCl 2 Classificação* < 4,3 acidez muito alta 4,4 a 5,0 acidez alta 5,1 a 5,5 acidez média 5,6 a 6,0 acidez baixa 6,0 a 7,0 acidez muito baixa 7,0 neutro > 7,0 alcalino * Relação solo:solução = 1:2,5 Interpretação de análise de solo para P extraído pelo método Mehlich, de acordo com o teor de argila, para recomendação de fosfatada em sistemas de sequeiro com culturas anuais. Teor de argila Teor de P no solo Muito baixo Baixo Médio Adequado Alto % ------------------------------------mg/dm³------------------------------------ ≤ 15 0 a 0,6 6,1 a 12,0 12,1 a 18,0 18,1 a 25,0 > 25,0 16 a 35 0 a 0,5 5,1 a 10,0 10,1 a 15,0 15,1 a 20,0 > 20,0 36 a 60 0 a 0,3 3,1 a 5,0 5,1 a 8,0 8,1 a 12,0 > 12,0 > 60 0 a 0,2 2,1 a 3,0 3,1 a 4,0 4,1 a 6,0 > 6,0 Fonte: Sou

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo Medir o pH do solo é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das plantas cultivadas. Um solo com pH adequado proporciona uma melhor absorção de nutrientes pelas plantas, favorecendo seu crescimento e desenvolvimento. Com o Medidor de pH do Solo , esse processo se torna ainda mais simples e preciso. Neste guia, vamos ensinar como medir o pH do solo e corrigir sua acidez, além de apresentar tabelas úteis para auxiliar na interpretação dos resultados. Passo 1: Preparação do Solo Antes de medir o pH do solo, certifique-se de que o solo esteja úmido , mas não encharcado. Evite realizar a medição logo após a aplicação de fertilizantes ou corretivos, pois isso pode interferir nos resultados. Passo 2: Utilização do Medidor de pH do Solo Ligue o Medidor de pH do Solo. Insira a sonda do medidor no solo, a uma profundidade de aproximadamente 5 a 10 centímetros . Aguarde alguns segundos até que o medidor estabilize e ex

COMO A ANÁLISE DE SOLO VAI SALVAR SUA LAVOURA (VAMOS TE ENSINAR)

Ainda é comum que muitos agricultores façam a adubação de suas culturas sem a realização da análise do solo. Por mais que seja uma prática habitual, o correto é sempre planejar e realizar a adubação a partir das características do solo e das necessidades da planta. Deseja se especializar em análise de solo? BAIXE O NOSSO MATERIAL CLICANDO AQUI Por que a análise do solo é tão importante? A análise do solo é considerada a medida mais prática, rápida, direta e barata de se fazer uma análise racional da fertilidade do solo e de transferir tecnologia por meio de insumos para que o agricultor possa ter uma lavoura com alta produtividade. A maior utilização da análise do solo é no sentido de orientação no emprego de fertilizantes e calagem. Ou seja, através da análise do solo pode-se determinar a quantidade do elemento no solo e estimar as necessidades de calagem e dos nutrientes essenciais necessários para a obtenção de uma produção economicamente rentável para o agricultor. Entre em nosso c