Pular para o conteúdo principal

CRIAÇÃO DE GANSOS | Saiba todos os aspectos que envolvem o processo de criação de gansos

A área da avicultura é muito promissora em nosso país. Dentre os diversos tipos de aves que podem ser criadas, está o Ganso, ave de origem antiga e que ganhou seu espaço no mundo ao longo da história. Além de serem animais de produção, algumas espécies também são bons guardiões para propriedades e dão sinal ao menor sinal estranho.

Para quem deseja se aventurar nesse mercado, trazemos boas notícias: o investimento é relativamente baixo e o retorno não é demorado. 

Raio X da criação

1. Custo – as aves ainda filhotes custam aproximadamente R$150, isto é, o casal costuma sair R$300.

2. Criação mínima – recomenda-se começar com pelo menos um casal, para que possam se reproduzir.

3. Retorno – costuma vira de 8 meses a um ano.

4. Reprodução – no primeiro ano, costumam botar 20 ovos, divididos em duas posturas, entre julho e dezembro.

Iniciando a criação

Em nosso país são criadas várias espécies de gansos, com diferentes finalidades: ornamentação, produção de carne, de ovos ou de penas. Ao adquirir o casal, tenha certeza da procedência do vendedor.

Ambiente

Os gansos não são exigentes quanto à estrutura para sua criação, conseguindo sobreviver em diferentes climas e locais pequenos ou grandes. Recomenda-se, porém, disponibilizar às aves uma área para protegê-las contra o sol e a chuva, oferecendo também algum conforto a elas.

Estrutura

Basta um cercado de tela de arame com um abrigo dentro, coberto com telha de barro. É importante disponibilizar um ninho para as aves, para que possam botar seus ovos e eventualmente dormir.

Cuidados

Gansas de raça pura não costumam ter instinto materno. Por conta disso, é necessário cuidar de seus ovos. É possível chocá-los com amas, como galinhas, patas ou peruas, além de chocadeiras elétricas.

Banho

Essas aves necessitam de banho, por serem aquáticas. Já seus filhotes, só podem entrar na água após 40 dias de vida, contando com penas em 80% do corpo. Um espaço não tão grande com água já é o suficiente para os gansos, que também têm a boa fertilidade dos ovos relacionada ao acasalamento na água.

Alimentação

São animais de hábito alimentar herbívoro, isto é, se alimentam de matéria vegetal, como capim, folhas verdes, legumes, frutas, grãos e batata. Também gostam de casca de mamão e algumas ervas, além de caracóis e minhocas. Para animais alimentados com ração, é preciso oferecer a mais adequada à faixa de idade em que o animal se encontra.

Reprodução

Após 8 meses de idade e até completarem 8 anos, os gansos já possuem aptidão para procriar. Como dito, costumam botar 20 ovos no primeiro ano, podendo aumentar essa quantidade nos anos seguintes. Julho a dezembro é o melhor período de reprodução das aves, época em que os gansos costumam botar um ovo a cada dois dias.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELAS DE INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISE DE SOLO

Classificação das leituras de pH em água e em CaCl 2 pH em água Classificação* < 5 acidez elevada 5,0 a 5,9 acidez média 6,0 a 6,9 acidez fraca 7,0 neutro 7,1 a 7,8 alcalinidade fraca > 7,8 alcalinidade elevada pH em CaCl 2 Classificação* < 4,3 acidez muito alta 4,4 a 5,0 acidez alta 5,1 a 5,5 acidez média 5,6 a 6,0 acidez baixa 6,0 a 7,0 acidez muito baixa 7,0 neutro > 7,0 alcalino * Relação solo:solução = 1:2,5 Interpretação de análise de solo para P extraído pelo método Mehlich, de acordo com o teor de argila, para recomendação de fosfatada em sistemas de sequeiro com culturas anuais. Teor de argila Teor de P no solo Muito baixo Baixo Médio Adequado Alto % ------------------------------------mg/dm³------------------------------------ ≤ 15 0 a 0,6 6,1 a 12,0 12,1 a 18,0 18,1 a 25,0 > 25,0 16 a 35 0 a 0,5 5,1 a 10,0 10,1 a 15,0 15,1 a 20,0 > 20,0 36 a 60 0 a 0,3 3,1 a 5,0 5,1 a 8,0 8,1 a 12,0 > 12,0 > 60 0 a 0,2 2,1 a 3,0 3,1 a 4,0 4,1 a 6,0 > 6,0 Fonte: Sou

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo Medir o pH do solo é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das plantas cultivadas. Um solo com pH adequado proporciona uma melhor absorção de nutrientes pelas plantas, favorecendo seu crescimento e desenvolvimento. Com o Medidor de pH do Solo , esse processo se torna ainda mais simples e preciso. Neste guia, vamos ensinar como medir o pH do solo e corrigir sua acidez, além de apresentar tabelas úteis para auxiliar na interpretação dos resultados. Passo 1: Preparação do Solo Antes de medir o pH do solo, certifique-se de que o solo esteja úmido , mas não encharcado. Evite realizar a medição logo após a aplicação de fertilizantes ou corretivos, pois isso pode interferir nos resultados. Passo 2: Utilização do Medidor de pH do Solo Ligue o Medidor de pH do Solo. Insira a sonda do medidor no solo, a uma profundidade de aproximadamente 5 a 10 centímetros . Aguarde alguns segundos até que o medidor estabilize e ex

COMO A ANÁLISE DE SOLO VAI SALVAR SUA LAVOURA (VAMOS TE ENSINAR)

Ainda é comum que muitos agricultores façam a adubação de suas culturas sem a realização da análise do solo. Por mais que seja uma prática habitual, o correto é sempre planejar e realizar a adubação a partir das características do solo e das necessidades da planta. Deseja se especializar em análise de solo? BAIXE O NOSSO MATERIAL CLICANDO AQUI Por que a análise do solo é tão importante? A análise do solo é considerada a medida mais prática, rápida, direta e barata de se fazer uma análise racional da fertilidade do solo e de transferir tecnologia por meio de insumos para que o agricultor possa ter uma lavoura com alta produtividade. A maior utilização da análise do solo é no sentido de orientação no emprego de fertilizantes e calagem. Ou seja, através da análise do solo pode-se determinar a quantidade do elemento no solo e estimar as necessidades de calagem e dos nutrientes essenciais necessários para a obtenção de uma produção economicamente rentável para o agricultor. Entre em nosso c