A criação de codornas ou coturnicultura é uma das opções mais fáceis para quem deseja entrar definitivamente no agronegócio. A estrutura necessária é simples e básica, as codornas são de fácil manejo e o investimento inicial é baixo, com grande probabilidade de lucro, seja na venda dos ovos ou na venda da carne.
Vantagens
A codornas são animais de fácil reprodução, pois conseguem reproduzir-se cedo e produzem grande quantidade de ovos, o que disponibiliza ao criador um número extenso de produtos para serem comercializados.
Ainda, a saúde das codornas é melhor do que a das galinhas por conta da baixa quantidade de hormônios presentes na pele dessas aves, além do ovo apresentar melhores índices nutricionais do que os das galinhas.
Estrutura
A estrutura deve ser grande, mas o investimento é baixo. 16m² abrigam 2000 aves. O local precisa apresentar boa circulação de ar em que a temperatura média seja de 19°C, para não oferecer prejuízo à fertilidade dessas aves.
Também precisa ser coberto, para proteger contra chuvas e sol. O interior deve ser composto de pequenas gaiolas para acomodá-las. O espaço de cada gaiola deve ser amplo, de forma a caber 15 fêmeas tranquilamente, para que não haja competição por alimento, que deve ser oferecido em abundância.
Sabe-se que essas aves botam seus ovos no chão. Então, a gaiola deve ser pensada com um pequeno declive para o fundo, onde deve-se depositar serragem. Com isso, os ovos serão direcionados para esse local e o criador deverá retirá-los frequentemente.
Raças
Aves da espécie Coturnix coturnix japônica são recomendadas para a criação em cativeiro. Isso porque essa espécie se adapta melhor ao clima do nosso país e também é a que mais bota ovos. Ainda, crescem e se reproduzem a cada 45 dias.
Caso a intenção da criação seja a produção de carne, elas ficam prontas para o abate entre 5 e 6 semanas de vida. Seu primeiro ovo fértil surge em até 20h após a cópula.
Reprodução
Conforme dito acima, essas aves se reproduzem facilmente. Com apenas uma, é possível produzir 42 novas aves, devido ao fato de elas produzirem ovos constantemente e que apresentam altas taxas de fertilidade quando chocados.
Fêmeas e machos cruzam o ano todo, não havendo época definida para tal. Bastam 12 horas de contato com o macho para que as fêmeas possam reproduzir. Após o acasalamento, elas precisam ficar sozinha para que o estresse não atrapalhe a fertilização dos ovos.
Ainda, 16 dias é o suficiente para que os ovos, que não precisam estar com as fêmeas, gerem novas aves. Uma chocadeira poderá realizar o serviço sem problemas.
Alimentação
As codornas apresentam alta aceitabilidade de vegetais, mas você precisa combiná-los com rações balanceadas para aumentar o peso das aves. Mas, é preciso ter cuidado para não alimentar as codornas em excesso, dado que as codornas são animais leves.
Comentários
Postar um comentário