COMERCIALIZAÇÃO AGRÍCOLA: Aprenda técnicas para alavancar suas vendas de produtos e serviços agrícolas.
Se você tem uma loja de produtos para a propriedade rural e
quer saber como alavancar seu negócio, este texto certamente o ajudará!
Apresentaremos aqui uma série de técnicas e abordagens comerciais que são muito
eficientes e se aplicam com precisão aos estabelecimentos de produtos
agropecuários.
Capacite os vendedores
Ter vendedores que entendem das particularidades do ramo no
qual atuam possibilita um direcionamento mais acertado dos clientes para os
produtos disponíveis em sua loja. No mais, atributos como uma escuta ativa e
capacidade de compreensão das expectativas dos compradores são peças-chave para
concretização de uma venda.
Atendentes com esse perfil tendem, ainda, a elevar os
índices de retenção, fortalecendo o ciclo de vendas no estabelecimento. Para
conseguir dispor de uma equipe assim, é preciso que você qualifique seu pessoal
constantemente.
A capacitação, nesse sentido, não se trata apenas de
conhecimento técnico — que é essencial —, mas também de treinamentos para
aprimorar o relacionamento com todos que buscarem a loja.
Identifique seu
público-alvo e direcione suas vendas
É claro que você vende para qualquer pessoa que queira
comprar, mas seu negócio certamente tem um público-alvo, que é constituído por
aquelas indivíduos com uma maior tendência a adquirir os produtos e serviços
disponibilizados em sua loja.
Esse público compartilha de um perfil semelhante, principalmente no que diz respeito à atividade exercida no campo, podendo ser plantadores de batatas, sitiantes locais, entre outros. Portanto, você precisa identificar e conhecer a fundo os seus clientes principais, com maior volume de compras. É com base neles que deve definir suas estratégias e direcionar suas vendas.
Ofereça atendimento
personalizado
Buscar formas de cativar os clientes é uma estratégia que
reflete diretamente no aumento de vendas agrícolas. Para isso, medidas como a
cortesia na forma de se apresentar e a boa vontade ao atender são
indispensáveis.
Para ir além, é indicado adotar um atendimento
personalizado, que consiste em tratar cada potencial comprador de um jeito
especial, buscando afinidade com o seu perfil e fazendo com que se sintam à
vontade.
Vale ressaltar que conhecer os clientes e as demandas que
apresentam, com atenção às suas ponderações, permite identificar aqueles mais
contumazes, assim como suas principais características. Com isso, é possível
aprimorar a personalização do atendimento e fortalecer ainda mais a fidelização
com um importante diferencial da concorrência.
Diversifique os
produtos oferecidos
O produtor rural deseja encontrar a melhor solução para cada
uma das questões que surgem em sua propriedade. Portanto, tendo em vista as
suas múltiplas necessidades, os estabelecimentos agrícolas não podem se dar ao
luxo de ficarem limitados a uma reduzida carteira de produtos.
Tendo como base o hábito de compra de seus clientes, você
conseguirá diversificar de maneira consistente os produtos que oferece. No
mais, mantendo uma boa gestão de estoque é possível ampliar gradativamente seu
portfólio sem obter desperdícios.
Quando o produtor puder referir-se à sua loja com a
expressão “Lá encontro o que preciso!”, você terá alcançado um bom patamar de
diversificação. Isso, com certeza, é um dos maiores agentes de retenção de
clientes, sobretudo quando são ofertados produtos de qualidade.
Faça promoções
periódicas
Promoções constituem uma forma muito eficiente o aumento de
vendas agrícolas. Mas é importante ressaltar que elas devem ser sempre
realistas e cumpram aquilo que prometem, de modo a gerar confiança para o
cliente e fazê-lo retornar outras vezes. Nesse sentido, uma boa ideia é
aproveitar a sazonalidade dos produtos, isto é, definir a promoção com base nos
produtos mais utilizados em cada época.
Assim, na lavoura, você pode disponibilizar condições
especiais para compra de materiais para o preparo do solo, plantio, manejo e
colheita. Já na pecuária você pode se guiar pelos ciclos de cria, recria e
engorda, entre outras. Iniciativas assim são bem convenientes para o produtor.
Outra opção é baixar o preço de itens que apresentam menor saída ou ficam
estagnados fora de época. Isso também ajuda a fazer girar o capital investido e
melhora os seus indicadores de resultado.
Implante o cross
selling
O cross selling ou venda cruzada é uma técnica de
comercialização que consiste em garantir a venda de um produto e complementar
com outro relacionado ao primeiro. É o caso, por exemplo, de vender um rolo de
arame farpado e oferecer também os grampos para a cerca. Assim como nas
estratégias acima, o sucesso do cross selling depende de se conhecer as reais
demandas de seus clientes.
Afinal, e “empurrar” produtos aleatórios para os compradores
não dará nenhum retorno ao negócio.
Por isso, a ideia é oferecer outros produtos que permitam
aprimorar a compra original dentro dos interesses do consumidor. A prática da
venda cruzada, quando sincera, promove o aumento de vendas agrícolas e
fortalece a relação com o cliente.
Ofereça kits de
produtos afins
Assim como a venda cruzada, a oferta de kits também oferece
bons resultados para o incremento da comercialização dos produtos da sua loja.
Voltando ao exemplo citado anteriormente, podemos constatar que grampos,
martelo e esticador andam juntos quando se vai instalar uma cerca.
Assim, você pode oferecer kits formados por esses produtos
com descontos no preço — de forma que a aquisição do conjunto se torne mais
vantajosa que a compra separada de cada item. Se você oferecer o kit quando o
artigo procurado for um rolo de arame farpado, por exemplo, utilizará as duas
técnicas: cross selling e oferta de kits. Os clientes agradecem e os negócios
também.
De todo modo, um dos principais objetivos de qualquer
técnica para aumento de vendas agrícolas deve ser a fidelização do cliente,
como tem sido enfatizado. Além de propiciar um incremento permanente nos
negócios da loja, a pessoa satisfeita faz o marketing pessoal (“boca a boca”),
aumentando ainda mais a clientela.
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