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COMERCIALIZAÇÃO AGRÍCOLA: Aprenda técnicas para alavancar suas vendas de produtos e serviços agrícolas.

Se você tem uma loja de produtos para a propriedade rural e quer saber como alavancar seu negócio, este texto certamente o ajudará! Apresentaremos aqui uma série de técnicas e abordagens comerciais que são muito eficientes e se aplicam com precisão aos estabelecimentos de produtos agropecuários.

Capacite os vendedores

Ter vendedores que entendem das particularidades do ramo no qual atuam possibilita um direcionamento mais acertado dos clientes para os produtos disponíveis em sua loja. No mais, atributos como uma escuta ativa e capacidade de compreensão das expectativas dos compradores são peças-chave para concretização de uma venda.

Atendentes com esse perfil tendem, ainda, a elevar os índices de retenção, fortalecendo o ciclo de vendas no estabelecimento. Para conseguir dispor de uma equipe assim, é preciso que você qualifique seu pessoal constantemente.

A capacitação, nesse sentido, não se trata apenas de conhecimento técnico — que é essencial —, mas também de treinamentos para aprimorar o relacionamento com todos que buscarem a loja.

Identifique seu público-alvo e direcione suas vendas

É claro que você vende para qualquer pessoa que queira comprar, mas seu negócio certamente tem um público-alvo, que é constituído por aquelas indivíduos com uma maior tendência a adquirir os produtos e serviços disponibilizados em sua loja.

Esse público compartilha de um perfil semelhante, principalmente no que diz respeito à atividade exercida no campo, podendo ser plantadores de batatas, sitiantes locais, entre outros. Portanto, você precisa identificar e conhecer a fundo os seus clientes principais, com maior volume de compras. É com base neles que deve definir suas estratégias e direcionar suas vendas.

Ofereça atendimento personalizado

Buscar formas de cativar os clientes é uma estratégia que reflete diretamente no aumento de vendas agrícolas. Para isso, medidas como a cortesia na forma de se apresentar e a boa vontade ao atender são indispensáveis.

Para ir além, é indicado adotar um atendimento personalizado, que consiste em tratar cada potencial comprador de um jeito especial, buscando afinidade com o seu perfil e fazendo com que se sintam à vontade.

Vale ressaltar que conhecer os clientes e as demandas que apresentam, com atenção às suas ponderações, permite identificar aqueles mais contumazes, assim como suas principais características. Com isso, é possível aprimorar a personalização do atendimento e fortalecer ainda mais a fidelização com um importante diferencial da concorrência.

Diversifique os produtos oferecidos

O produtor rural deseja encontrar a melhor solução para cada uma das questões que surgem em sua propriedade. Portanto, tendo em vista as suas múltiplas necessidades, os estabelecimentos agrícolas não podem se dar ao luxo de ficarem limitados a uma reduzida carteira de produtos.

Tendo como base o hábito de compra de seus clientes, você conseguirá diversificar de maneira consistente os produtos que oferece. No mais, mantendo uma boa gestão de estoque é possível ampliar gradativamente seu portfólio sem obter desperdícios.

Quando o produtor puder referir-se à sua loja com a expressão “Lá encontro o que preciso!”, você terá alcançado um bom patamar de diversificação. Isso, com certeza, é um dos maiores agentes de retenção de clientes, sobretudo quando são ofertados produtos de qualidade.

Faça promoções periódicas

Promoções constituem uma forma muito eficiente o aumento de vendas agrícolas. Mas é importante ressaltar que elas devem ser sempre realistas e cumpram aquilo que prometem, de modo a gerar confiança para o cliente e fazê-lo retornar outras vezes. Nesse sentido, uma boa ideia é aproveitar a sazonalidade dos produtos, isto é, definir a promoção com base nos produtos mais utilizados em cada época.

Assim, na lavoura, você pode disponibilizar condições especiais para compra de materiais para o preparo do solo, plantio, manejo e colheita. Já na pecuária você pode se guiar pelos ciclos de cria, recria e engorda, entre outras. Iniciativas assim são bem convenientes para o produtor. Outra opção é baixar o preço de itens que apresentam menor saída ou ficam estagnados fora de época. Isso também ajuda a fazer girar o capital investido e melhora os seus indicadores de resultado.


Implante o cross selling

O cross selling ou venda cruzada é uma técnica de comercialização que consiste em garantir a venda de um produto e complementar com outro relacionado ao primeiro. É o caso, por exemplo, de vender um rolo de arame farpado e oferecer também os grampos para a cerca. Assim como nas estratégias acima, o sucesso do cross selling depende de se conhecer as reais demandas de seus clientes.

Afinal, e “empurrar” produtos aleatórios para os compradores não dará nenhum retorno ao negócio.

Por isso, a ideia é oferecer outros produtos que permitam aprimorar a compra original dentro dos interesses do consumidor. A prática da venda cruzada, quando sincera, promove o aumento de vendas agrícolas e fortalece a relação com o cliente.

Ofereça kits de produtos afins

Assim como a venda cruzada, a oferta de kits também oferece bons resultados para o incremento da comercialização dos produtos da sua loja. Voltando ao exemplo citado anteriormente, podemos constatar que grampos, martelo e esticador andam juntos quando se vai instalar uma cerca.

Assim, você pode oferecer kits formados por esses produtos com descontos no preço — de forma que a aquisição do conjunto se torne mais vantajosa que a compra separada de cada item. Se você oferecer o kit quando o artigo procurado for um rolo de arame farpado, por exemplo, utilizará as duas técnicas: cross selling e oferta de kits. Os clientes agradecem e os negócios também.

De todo modo, um dos principais objetivos de qualquer técnica para aumento de vendas agrícolas deve ser a fidelização do cliente, como tem sido enfatizado. Além de propiciar um incremento permanente nos negócios da loja, a pessoa satisfeita faz o marketing pessoal (“boca a boca”), aumentando ainda mais a clientela.

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