Pular para o conteúdo principal

RAÇÃO PARA GADO NA SECA: Saiba qual a melhor forma de alimentar o seu gado no periodo da seca.

 


Por ser um período com expectativas de perdas, seja de peso, seja de produtividade, o produtor precisa se planejar muito bem para enfrentar a estiagem. Mesmo alguns que atuam há muitos anos na pecuária, ainda não sabem o que dar para o gado na seca, qual ração oferecer para gado na seca. Nesta dica, vamos oferecer opções de alimentação e nutrição para o seus bovinos, sem grande impacto econômico e com boas chances de aumento de arrobas, mesmo na seca.

A dificuldade de se manter a engorda do gado durante a seca é a falta de pasto. Com a escassez de chuvas durante o período, a pastagem não tem condições de rebrota e pode acabar até morrendo. Claro que existem diversas estratégias para oferecer as forrageiras mesmo sem chuvas. Temos a opção de irrigação e até mesmo vedação. Essas ações precisam ser feitas ainda nas águas para que se tenha o resultado esperado.

Como se preparar

A partir de agora, essa dúvida passará a ser uma afirmação na sua pecuária. Existem diversos formatos de alimentação que podem suprir a necessidade de pasto. E como já citamos, o planejamento antecipado à seca realmente precisa existir.

Comprar ração para gado na seca com antecedência

Começando pela compra de insumos e ingredientes que farão parte da sua ração. Você armazená-los em forma de silagem para melhor conservação. Ou até mesmo, fazer o plantio. Basta se programar para que tenha alimento suficiente, de acordo com o número de cabeças de gado.

Milho, sorgo, soja e cana, são grãos que podem ser oferecidos por inteiro ou em formato de farelo. Como o solo da maioria das regiões do país é viável para a plantação, é uma boa alternativa. Não deixe de comprar os insumos nutricionais em cima da hora, assim como a maioria. Faça seu estoque planejado. Lembre-se que o sal precisa ser oferecido o ano todo, assim como a virginiamicina. E como alguns são importados, garantir um melhor preço é um bom negócio.



O que dar para o gado na seca

Grãos

Cada grão tem um benefício diferente e também um possível formato de oferecimento. Por serem de alta energia, é necessário cuidado redobrado. É preciso haver equilíbrio entre o concentrado e o volumoso para evitar problemas digestivos que afetam o rúmen e proporcionem danos à saúde do animal. Quando utilizados moderadamente, os resultados são bons e promovem uma boa engorda.

Farelos de grãos

Soja, trigo, algodão e até girassol podem ser oferecidos como farelos no cocho. Algumas casas de ração já oferecem o grão em formato de farelo pronto e é até mais barato que o grão inteiro. Fique atento ao índice de proteína de cada grão que será oferecido para um melhor equilíbrio e nutrição.

Silagem

A vantagem da silagem é que a produção pode ser feita aos poucos, durante as águas, e com o armazenamento correto, ser oferecida na seca. Quando se trata de silagem, o importante é que a fabricação deve ser de acordo com o número de cabeças da propriedade.

Cana

É possível fazer uma ração com cana para oferecimento aos bovinos. Ela pode ser oferecida como silagem, bagaço e in-natura. É uma alternativa para o milho e outros grãos, quando os valores de mercado estiverem acima da tabela.

Suplementos com ração para gado na seca

Por mais que o produtor tenha ingredientes abundantes que possam substituir o pasto durante a seca, os suplementos não pode ficar de fora. Nesta época, o reforço deve ser feito no cocho, principalmente com sal mineral com a ureia.

O sal proteinado também pode ser oferecido. A ureia é um ótimo composto para ser usado na seca. Evita a perda de peso e potencializa os resultados do sal. O oferecimento pode ser feito no cocho que deve ser coberto para evitar o acúmulo de água e causar intoxicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELAS DE INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISE DE SOLO

Classificação das leituras de pH em água e em CaCl 2 pH em água Classificação* < 5 acidez elevada 5,0 a 5,9 acidez média 6,0 a 6,9 acidez fraca 7,0 neutro 7,1 a 7,8 alcalinidade fraca > 7,8 alcalinidade elevada pH em CaCl 2 Classificação* < 4,3 acidez muito alta 4,4 a 5,0 acidez alta 5,1 a 5,5 acidez média 5,6 a 6,0 acidez baixa 6,0 a 7,0 acidez muito baixa 7,0 neutro > 7,0 alcalino * Relação solo:solução = 1:2,5 Interpretação de análise de solo para P extraído pelo método Mehlich, de acordo com o teor de argila, para recomendação de fosfatada em sistemas de sequeiro com culturas anuais. Teor de argila Teor de P no solo Muito baixo Baixo Médio Adequado Alto % ------------------------------------mg/dm³------------------------------------ ≤ 15 0 a 0,6 6,1 a 12,0 12,1 a 18,0 18,1 a 25,0 > 25,0 16 a 35 0 a 0,5 5,1 a 10,0 10,1 a 15,0 15,1 a 20,0 > 20,0 36 a 60 0 a 0,3 3,1 a 5,0 5,1 a 8,0 8,1 a 12,0 > 12,0 > 60 0 a 0,2 2,1 a 3,0 3,1 a 4,0 4,1 a 6,0 > 6,0 Fonte: Sou

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo Medir o pH do solo é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das plantas cultivadas. Um solo com pH adequado proporciona uma melhor absorção de nutrientes pelas plantas, favorecendo seu crescimento e desenvolvimento. Com o Medidor de pH do Solo , esse processo se torna ainda mais simples e preciso. Neste guia, vamos ensinar como medir o pH do solo e corrigir sua acidez, além de apresentar tabelas úteis para auxiliar na interpretação dos resultados. Passo 1: Preparação do Solo Antes de medir o pH do solo, certifique-se de que o solo esteja úmido , mas não encharcado. Evite realizar a medição logo após a aplicação de fertilizantes ou corretivos, pois isso pode interferir nos resultados. Passo 2: Utilização do Medidor de pH do Solo Ligue o Medidor de pH do Solo. Insira a sonda do medidor no solo, a uma profundidade de aproximadamente 5 a 10 centímetros . Aguarde alguns segundos até que o medidor estabilize e ex

COMO A ANÁLISE DE SOLO VAI SALVAR SUA LAVOURA (VAMOS TE ENSINAR)

Ainda é comum que muitos agricultores façam a adubação de suas culturas sem a realização da análise do solo. Por mais que seja uma prática habitual, o correto é sempre planejar e realizar a adubação a partir das características do solo e das necessidades da planta. Deseja se especializar em análise de solo? BAIXE O NOSSO MATERIAL CLICANDO AQUI Por que a análise do solo é tão importante? A análise do solo é considerada a medida mais prática, rápida, direta e barata de se fazer uma análise racional da fertilidade do solo e de transferir tecnologia por meio de insumos para que o agricultor possa ter uma lavoura com alta produtividade. A maior utilização da análise do solo é no sentido de orientação no emprego de fertilizantes e calagem. Ou seja, através da análise do solo pode-se determinar a quantidade do elemento no solo e estimar as necessidades de calagem e dos nutrientes essenciais necessários para a obtenção de uma produção economicamente rentável para o agricultor. Entre em nosso c