Pular para o conteúdo principal

PECUÁRIA DE PRECISÃO | Saiba a importância das técnologias envolvidas dentro do processo da pecuária.

 


Independentemente do tipo de produção pecuária, seu objetivo deve ser sempre o aumento de produtividade acompanhado de qualidade. O que é exatamente o que a pecuária de precisão possibilita nesse ramo. O conceito por trás da ideia é simples e extremamente eficaz.

Trata-se do uso de softwares e hardwares para monitorar seus animais em tempo real, com finalidade de receber respostas e atualizações rápidas para que determinada ação seja realizada corretamente. Esse tipo de tecnologia vem crescendo nos últimos anos, dado a sua enorme resposta de produção e, dessa forma, tende a ser totalmente implantada.

O que é a pecuária de precisão?

Este é um conceito cada vez mais abordado no mundo do agronegócio, pois representa um conjunto de informações e tecnologias que monitoram e potencializam o aumento nos indicadores de produtividade.

Dessa forma, é possível ter maior acurácia nos resultados. Graças aos mais avançados hardwares e softwares de gestão de dados, o pecuarista pode trabalhar com seus animais como se fossem sistemas fechados. As necessidades de um bovino são únicas, de modo que olhar o coletivo para tomar uma decisão pode não ser a melhor escolha.

Trabalhando em tempo real com cada indivíduo separadamente, permite uma melhora da qualidade e facilidade no tratamento. Assim, os produtos terão maior qualidade, em menor tempo e de uma maneira segura e fácil.

Quais são as vantagens de usá-la?

A pecuária de precisão se encaixa perfeitamente em qualquer linha de produção e pode ser aplicada em empreendimentos de qualquer porte. A seguir, veja algumas das vantagens de utilizar a tecnologia na pecuária.

Informações precisas

As tecnologias permitem ser o mais preciso possível em uma enorme escala. Por exemplo, é possível medir exatamente o que o animal consome e produz, bem como seu comportamento e todos os sinais vitais em tempo real. Isso possibilita prevenir doenças e danos físicos, definir a dieta mais apropriada para a fase em que o animal se encontra e determinar se ele está apto a produzir e reproduzir.

Tomada de decisão mais efetiva

Tudo isso gera uma menor dúvida ao decidir os processos, já que os dados deixarão todas as informações claras e precisas, auxiliando na tomada de decisão.

Redução de custos

O total conhecimento da situação do negócio evita desperdícios e reduz os custos de produção. Por exemplo, o uso de programas de formulação para balanceamento de dietas fornece exatamente o que o animal necessita para alcançar a máxima produção. Nesse sentido, fertilizantes para a produção de grãos ou para forragens são utilizados de maneira estratégica e consciente, sem excessos e nem riscos ao meio ambiente.

Maior produtividade

Ao ter o controle total de todas as informações que necessita para o processo de produção, o pecuarista pode traçar objetivos e estratégias, avaliar quais os métodos mais apropriados para alcançar uma produtividade maior, considerar os potenciais riscos da atividade e se planejar para incidentes.

Como utilizar a pecuária de precisão?

A primeira coisa a se notar ao utilizar esse método é que quase todos os documentos e dados físicos já não existem mais, pois tudo é automatizado e digitalizado. Partindo disso, o pecuarista decidirá o que vai utilizar entre os inúmeros sistemas de monitoramento que ajudam na gestão e coleta de dados.

Para esse planejamento estratégico na pecuária basta se cadastrar e informar o necessário para que sua fazenda entre no banco de dados que serão analisados. Para isso, o uso de tecnologias ajuda e muito no processo, tendo cada função e direcionamento certo para determinada área. Veja alguns exemplos.

Software de gestão

Os softwares de gestão auxiliam em todos os processos administrativos e alavancam toda a gestão da propriedade, otimizando metas, funções, distribuição de recursos etc.. Além disso, permite um acesso fácil a qualquer dado que diga respeito aos animais, aos custos, aos ganhos e aos dados gerais da fazenda.


Plataformas de precisão

Qualquer programa que ajude a coletar e a armazenar algum dado com precisão se encaixa nesse quesito. São meios fáceis de analisar ganho de peso, saúde, alimentação, taxa de produção e muito mais de cada animal, pois os dados são armazenados em formas de tabelas, gráficos e imagens, ajudando na sua compreensão e na sua análise.

Sistemas por foto

Nesse caso, as fotos vão além de simples registros visuais, o que por si só já seria ótimo. Porém, ao utilizar o sistema de foto de algum software, o pecuarista é capaz de extrair dados do gado, por exemplo, o seu peso. Ao tirar uma foto do animal e inserir alguns dados básicos sobre o mesmo, o sistema será capaz de informar o peso com uma taxa de acurácia muito alta.

Produção animal 4.0

Esse é um conceito de tecnologia avançada que se destaca por aumentar a produtividade e reduzir a perda na cadeia produtiva, sem descartar o bem-estar animal e a sustentabilidade. Assim, a produção animal 4.0 utiliza recursos e dispositivos tecnológicos como sensores, chips, painéis de LED, entre outros, conectados à internet por celulares ou tablets.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELAS DE INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISE DE SOLO

Classificação das leituras de pH em água e em CaCl 2 pH em água Classificação* < 5 acidez elevada 5,0 a 5,9 acidez média 6,0 a 6,9 acidez fraca 7,0 neutro 7,1 a 7,8 alcalinidade fraca > 7,8 alcalinidade elevada pH em CaCl 2 Classificação* < 4,3 acidez muito alta 4,4 a 5,0 acidez alta 5,1 a 5,5 acidez média 5,6 a 6,0 acidez baixa 6,0 a 7,0 acidez muito baixa 7,0 neutro > 7,0 alcalino * Relação solo:solução = 1:2,5 Interpretação de análise de solo para P extraído pelo método Mehlich, de acordo com o teor de argila, para recomendação de fosfatada em sistemas de sequeiro com culturas anuais. Teor de argila Teor de P no solo Muito baixo Baixo Médio Adequado Alto % ------------------------------------mg/dm³------------------------------------ ≤ 15 0 a 0,6 6,1 a 12,0 12,1 a 18,0 18,1 a 25,0 > 25,0 16 a 35 0 a 0,5 5,1 a 10,0 10,1 a 15,0 15,1 a 20,0 > 20,0 36 a 60 0 a 0,3 3,1 a 5,0 5,1 a 8,0 8,1 a 12,0 > 12,0 > 60 0 a 0,2 2,1 a 3,0 3,1 a 4,0 4,1 a 6,0 > 6,0 Fonte: Sou

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo Medir o pH do solo é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das plantas cultivadas. Um solo com pH adequado proporciona uma melhor absorção de nutrientes pelas plantas, favorecendo seu crescimento e desenvolvimento. Com o Medidor de pH do Solo , esse processo se torna ainda mais simples e preciso. Neste guia, vamos ensinar como medir o pH do solo e corrigir sua acidez, além de apresentar tabelas úteis para auxiliar na interpretação dos resultados. Passo 1: Preparação do Solo Antes de medir o pH do solo, certifique-se de que o solo esteja úmido , mas não encharcado. Evite realizar a medição logo após a aplicação de fertilizantes ou corretivos, pois isso pode interferir nos resultados. Passo 2: Utilização do Medidor de pH do Solo Ligue o Medidor de pH do Solo. Insira a sonda do medidor no solo, a uma profundidade de aproximadamente 5 a 10 centímetros . Aguarde alguns segundos até que o medidor estabilize e ex

COMO A ANÁLISE DE SOLO VAI SALVAR SUA LAVOURA (VAMOS TE ENSINAR)

Ainda é comum que muitos agricultores façam a adubação de suas culturas sem a realização da análise do solo. Por mais que seja uma prática habitual, o correto é sempre planejar e realizar a adubação a partir das características do solo e das necessidades da planta. Deseja se especializar em análise de solo? BAIXE O NOSSO MATERIAL CLICANDO AQUI Por que a análise do solo é tão importante? A análise do solo é considerada a medida mais prática, rápida, direta e barata de se fazer uma análise racional da fertilidade do solo e de transferir tecnologia por meio de insumos para que o agricultor possa ter uma lavoura com alta produtividade. A maior utilização da análise do solo é no sentido de orientação no emprego de fertilizantes e calagem. Ou seja, através da análise do solo pode-se determinar a quantidade do elemento no solo e estimar as necessidades de calagem e dos nutrientes essenciais necessários para a obtenção de uma produção economicamente rentável para o agricultor. Entre em nosso c