Pular para o conteúdo principal

O QUE PRODUZIR EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS?

Por mais que você ainda não saiba o que produzir em pequenas propriedades rurais, entenda que existem inúmeras possibilidades. Mas a questão é que nem todas as opções podem servir para a região em que você mora, ou a região onde a sua propriedade está instalada. É por isso que entender como anda o mercado por aí é tão importante!

Você pode analisar e descobrir quais são as demandas que não estão sendo supridas, qual é a necessidade da população e até quais são os pontos fortes. A partir disso você pode já ter uma ideia antecipada de coisas que podem dar certo ou não por aí.

Até porque um negócio não é criado pelo achismo, você precisa saber se tem potencial na sua região para não jogar dinheiro fora. Então faça isso! Primeiro analise como andam as coisas por aí, quais são os segmentos que tem tido oportunidade e o que tem algum tipo de particularidade com você, pessoal e profissionalmente.

 Essa definição já vai te ajudar muito a reconhecer entre os empreendimentos para pequenas propriedades rurais, o que terá maior potencial no seu caso.

Veja qual o tamanho da propriedade rural

 Geralmente são consideradas pequenas propriedades rurais aquelas com um tamanho entre 1 e 4 módulos fiscais. Mas essa é apenas uma média para você ter uma noção. Em termos de hectares, vamos levar em consideração um terreno medindo entre 1 e 20 hectares. Isso pode ser considerada uma pequena propriedade rural. Se você quiser ganhar dinheiro com 1 hectare de terra, por exemplo, saiba que dá para ganhar, mas você terá um pouco mais de dificuldade. Porque é uma propriedade muito pequena e você precisa ser certeiro no que decidir fazer.

Por outro lado, quem possui mais terra acaba conseguindo diversificar suas coisas. Podendo assim trabalhar de várias formas dentro da propriedade e ter um pouco de lucro em cada coisa. Portanto, se você possui algo nesse meio, poderá tentar usar suas terras como sustento da sua família ou apenas como uma renda extra. Para isso existem diversas formas de trabalhar que podem lhe gerar esses resultados.

Escolha o que produzir em pequenas propriedades rurais Agora que você já sabe mais ou menos como analisar e o que deve observar antes de tentar ganhar dinheiro no seu sítio, eu vou compartilhar algumas ideias. Porém é importante deixar claro que essas são apenas algumas opções aleatórias. Cabe a você analisar o que funciona melhor em sua região, o que dá para fazer em suas terras e o que se encaixa melhor ao seu perfil.  Veja 6 ideias para produzir em pequenas propriedades rurais:

1. Comece produzir feno para vender

Uma das melhores coisas para produzir em pequenas propriedades rurais é o feno. Pois é algo bastante procurado para a alimentação de animais e que gera lucro para quem decide produzir. Para isso você precisa fazer a plantação do capim que dará origem ao feno. A maioria das pessoas utilizam o capim Tifton-85, Florakirk ou Capim elefante. Um ponto positivo de investir nesse tipo de produção na sua propriedade é que a produtividade pode chegar a 330 fardos por hectare. Além disso, pode ser realizado cerca de 5 cortes por ano.

2. Monte uma horta na pequena propriedade

Em algumas regiões tem várias pessoas que vivem apenas da produção e venda de alimentos em horas. Geralmente essas pessoas têm pequenas propriedades rurais, onde conseguem abrir um poço artesiano e investem no cultivo de hortaliças. Com isso é possível produzir alface, coentro, maxixe, abobora, plantar temperos e várias outras coisas. A gente já mostrou aqui como montar uma horta, mas geralmente é algo simples. Já com relação ao processo de venda, você poderá vender de porta em porta, fornecer para sacolões ou na feira livre de sua cidade.

3. Crie abelhas para produção de mel

A criação de abelhas para extração do mel é uma atividade muito bacana e lucrativa para quem possui uma pequena propriedade rural. Porque ela não exige um terreno muito amplo e também não exige um trabalho muito intenso. Hoje existem vários tipos de abelhas que você pode criar, inclusive abelhas sem ferrão. Portanto, dá para transformar seu pequeno terreno rural em uma fonte de renda através da apicultura.

4. Produza ovos e frangos caipiras para vender

Você pode escolher apenas iniciar uma criação de galinhas poedeiras ou a criação de frangos caipiras para venda. Mas algumas pessoas investem nas duas coisas ao mesmo tempo e potencializam ainda mais os seus ganhos.

Então essa pode ser mais uma ideia de coisa para produzir em uma pequena propriedade rural. Lógico que vai ser preciso ter um espaço suficiente para construção dos poleiros, área de pastagem para as galinhas e os ninhos. Mas é possível começar tudo isso em um terreno pequeno.

5. Tente produzir brotos comestíveis

A produção de brotos comestíveis é algo pouco explorado no mercado, mas que mesmo assim costuma dar um bom dinheiro. Então caso você não queira criar uma horta tradicional, poderá investir apenas na produção dos brotos.

Esse tipo de cultivo costuma dar resultados muito rápidos, já que o tempo de germinação é pouco. Apesar de ser algo ainda novo no mercado brasileiro, os brotos vem tendo uma boa procura, principalmente por conta do público vegano e vegetariano. Portanto, se você estava procurando algo diferente para plantar e ganhar dinheiro, saiba que os brotos comestíveis podem ser uma ótima opção.

6. Produção de leite

Nem todo mundo acredita nisso, mas tem como você começar uma produção de leite em uma pequena propriedade. Ao invés de pensar na quantidade de animais, o foco nessa situação é a qualidade e a capacidade de produção do leite.

Por isso é preciso investir em tecnologia, principalmente voltada para a produção de um pasto de qualidade que permita boa comida o ano todo para os animais. Em alguns casos, pequenas propriedades tem uma capacidade de produção de leite tão grande que o lucro é maior do que em propriedades maiores.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELAS DE INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISE DE SOLO

Classificação das leituras de pH em água e em CaCl 2 pH em água Classificação* < 5 acidez elevada 5,0 a 5,9 acidez média 6,0 a 6,9 acidez fraca 7,0 neutro 7,1 a 7,8 alcalinidade fraca > 7,8 alcalinidade elevada pH em CaCl 2 Classificação* < 4,3 acidez muito alta 4,4 a 5,0 acidez alta 5,1 a 5,5 acidez média 5,6 a 6,0 acidez baixa 6,0 a 7,0 acidez muito baixa 7,0 neutro > 7,0 alcalino * Relação solo:solução = 1:2,5 Interpretação de análise de solo para P extraído pelo método Mehlich, de acordo com o teor de argila, para recomendação de fosfatada em sistemas de sequeiro com culturas anuais. Teor de argila Teor de P no solo Muito baixo Baixo Médio Adequado Alto % ------------------------------------mg/dm³------------------------------------ ≤ 15 0 a 0,6 6,1 a 12,0 12,1 a 18,0 18,1 a 25,0 > 25,0 16 a 35 0 a 0,5 5,1 a 10,0 10,1 a 15,0 15,1 a 20,0 > 20,0 36 a 60 0 a 0,3 3,1 a 5,0 5,1 a 8,0 8,1 a 12,0 > 12,0 > 60 0 a 0,2 2,1 a 3,0 3,1 a 4,0 4,1 a 6,0 > 6,0 Fonte: Sou

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo Medir o pH do solo é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das plantas cultivadas. Um solo com pH adequado proporciona uma melhor absorção de nutrientes pelas plantas, favorecendo seu crescimento e desenvolvimento. Com o Medidor de pH do Solo , esse processo se torna ainda mais simples e preciso. Neste guia, vamos ensinar como medir o pH do solo e corrigir sua acidez, além de apresentar tabelas úteis para auxiliar na interpretação dos resultados. Passo 1: Preparação do Solo Antes de medir o pH do solo, certifique-se de que o solo esteja úmido , mas não encharcado. Evite realizar a medição logo após a aplicação de fertilizantes ou corretivos, pois isso pode interferir nos resultados. Passo 2: Utilização do Medidor de pH do Solo Ligue o Medidor de pH do Solo. Insira a sonda do medidor no solo, a uma profundidade de aproximadamente 5 a 10 centímetros . Aguarde alguns segundos até que o medidor estabilize e ex

COMO A ANÁLISE DE SOLO VAI SALVAR SUA LAVOURA (VAMOS TE ENSINAR)

Ainda é comum que muitos agricultores façam a adubação de suas culturas sem a realização da análise do solo. Por mais que seja uma prática habitual, o correto é sempre planejar e realizar a adubação a partir das características do solo e das necessidades da planta. Deseja se especializar em análise de solo? BAIXE O NOSSO MATERIAL CLICANDO AQUI Por que a análise do solo é tão importante? A análise do solo é considerada a medida mais prática, rápida, direta e barata de se fazer uma análise racional da fertilidade do solo e de transferir tecnologia por meio de insumos para que o agricultor possa ter uma lavoura com alta produtividade. A maior utilização da análise do solo é no sentido de orientação no emprego de fertilizantes e calagem. Ou seja, através da análise do solo pode-se determinar a quantidade do elemento no solo e estimar as necessidades de calagem e dos nutrientes essenciais necessários para a obtenção de uma produção economicamente rentável para o agricultor. Entre em nosso c