Pular para o conteúdo principal

NEMATOIDES: O que são, quais suas características e quais os métodos de controle mais eficazes.

 


Além de retirar substâncias nutritivas das plantas, os nematoides provocam a injeção de substâncias tóxicas no interior da célula vegetal. Estes são apenas dois de vários prejuízos causados por esses vermes que possuem o corpo pequeno (0,3 a 3mm de comprimento e 0,015 a 0,050 mm de diâmetro) em formato cilíndrico e transparente.

Presentes no solo e na água, um grande número destes organismos parasitam em plantas – chamados fitonematoides. Eles podem atuar tanto nos órgãos subterrâneos, como raízes e bulbos, quanto nos aéreos, como folhas e caule. Por causar sérios danos à lavoura, é importante estar atento aos sinais que eles apresentam, identificados por etapas.

O nematoide no campo

O deslocamento de nematoides no solo é bastante limitado. Para chegar as áreas de cultivo, eles se utilizam de diversos meios como a água de irrigação, ventos fortes, mudas produzidas em substratos ou solos infectados, máquinas e implementos agrícolas e até o movimentos de animais e pessoas. Por isso, a rotação e a sucessão de culturas têm papel fundamental no aumento ou diminuição da população desses organismos no solo.

Os sintomas

Os problemas começam a ser percebidos na parte aérea da planta que passa a ter dificuldade para retirar água e nutrientes do solo. Normalmente, os ataques ocorrem nas reboleiras, onde as plantas apresentam sintomas mais evidentes de deficiência nutricionais como pouca resistência à falta d’água ou a extremos de temperaturas, produção reduzida e, eventualmente, morte prematura.


Como identificar nematoides

Para saber qual a espécie de nematoide está causando doença na lavoura é necessário fazer uma análise de amostras de solo e raízes. Ela pode ser realizada tanto na fase de pré-plantio quanto nas fases posteriores de desenvolvimento da cultura. Assim, é possível reduzir os prejuízos e/ou amenizar as perdas.

Algumas dicas:

  • Recomenda-se coletar em torno de 15-20 subamostras por hectare em profundidade de 20-30 cm ao redor das plantas;
  • Após a coleta, as subamostras devem ser homogeneizadas em sacos de polietileno, formando amostras compostas de cerca de 400-500g de solo homogeneizado e 200-300 gramas de raízes coletadas aleatoriamente;

A amostra deve ser identificada e enviada para um laboratório especializado. A ação de combate contra o organismo só deve ser realizada com o diagnóstico concluído. Espécias como a Meloidogyne tem ações específicas para ela, por exemplo.

Ações de controle nematológicas

Os métodos de controle têm como objetivo reduzir ou manter a população de nematoides em níveis baixos para que não causem perdas econômicas. Pensando nisso, podemos considerar alguns métodos, como:

Controle preventivo

  • Utilização de mudas e sementes sadias;
  • Manter o terreno limpo, sem a presença de restos de culturas ou plantas daninhas;
  • Realizar periodicamente a limpeza das ferramentas e maquinários agrícolas;

Rotação de culturas

Culturas que não hospedam um determinado tipo de nematoide elimina total ou parcialmente estes organismos pela falta de alimento. Se em uma área é plantada a mesma cultura suscetível, ciclo após ciclo, as populações de nematoides que se desenvolvem no local tendem a aumentar.

 Plantas antagonistas

São plantas capazes de impedir o desenvolvimento de algumas espécies de nematoides por meio de repelência ou liberação de substâncias tóxicas. Algumas delas:

  • plantas armadilhas – o organismo consegue penetrar o sistema radicular, porém, não é capaz de completar seu ciclo de desenvolvimento;
  • hospedeiras desfavoráveis – o nematoide penetra no sistema radicular, porém, poucos se desenvolvem;

Controle biológico

Vários organismos são considerados inimigos naturais de fitonematoides, como os nematoides predadores, vírus, ácaros, fungos e bactérias.

  • Em todas as práticas citadas podemos ainda adicionar:
  • eliminação de camadas compactadas de solo;
  • melhoria do equilíbrio do pH;
  • manutenção de bons níveis de potássio.

A adoção dessas práticas deverá ser realizada de acordo com a necessidade de cada área, da espécie de fitonematoide presente e do seu nível populacional. Um engenheiro agrônomo deve ser consultado para mais informações ou para criar de um programa de controle de nematoides.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELAS DE INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISE DE SOLO

Classificação das leituras de pH em água e em CaCl 2 pH em água Classificação* < 5 acidez elevada 5,0 a 5,9 acidez média 6,0 a 6,9 acidez fraca 7,0 neutro 7,1 a 7,8 alcalinidade fraca > 7,8 alcalinidade elevada pH em CaCl 2 Classificação* < 4,3 acidez muito alta 4,4 a 5,0 acidez alta 5,1 a 5,5 acidez média 5,6 a 6,0 acidez baixa 6,0 a 7,0 acidez muito baixa 7,0 neutro > 7,0 alcalino * Relação solo:solução = 1:2,5 Interpretação de análise de solo para P extraído pelo método Mehlich, de acordo com o teor de argila, para recomendação de fosfatada em sistemas de sequeiro com culturas anuais. Teor de argila Teor de P no solo Muito baixo Baixo Médio Adequado Alto % ------------------------------------mg/dm³------------------------------------ ≤ 15 0 a 0,6 6,1 a 12,0 12,1 a 18,0 18,1 a 25,0 > 25,0 16 a 35 0 a 0,5 5,1 a 10,0 10,1 a 15,0 15,1 a 20,0 > 20,0 36 a 60 0 a 0,3 3,1 a 5,0 5,1 a 8,0 8,1 a 12,0 > 12,0 > 60 0 a 0,2 2,1 a 3,0 3,1 a 4,0 4,1 a 6,0 > 6,0 Fonte: Sou

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo Medir o pH do solo é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das plantas cultivadas. Um solo com pH adequado proporciona uma melhor absorção de nutrientes pelas plantas, favorecendo seu crescimento e desenvolvimento. Com o Medidor de pH do Solo , esse processo se torna ainda mais simples e preciso. Neste guia, vamos ensinar como medir o pH do solo e corrigir sua acidez, além de apresentar tabelas úteis para auxiliar na interpretação dos resultados. Passo 1: Preparação do Solo Antes de medir o pH do solo, certifique-se de que o solo esteja úmido , mas não encharcado. Evite realizar a medição logo após a aplicação de fertilizantes ou corretivos, pois isso pode interferir nos resultados. Passo 2: Utilização do Medidor de pH do Solo Ligue o Medidor de pH do Solo. Insira a sonda do medidor no solo, a uma profundidade de aproximadamente 5 a 10 centímetros . Aguarde alguns segundos até que o medidor estabilize e ex

COMO A ANÁLISE DE SOLO VAI SALVAR SUA LAVOURA (VAMOS TE ENSINAR)

Ainda é comum que muitos agricultores façam a adubação de suas culturas sem a realização da análise do solo. Por mais que seja uma prática habitual, o correto é sempre planejar e realizar a adubação a partir das características do solo e das necessidades da planta. Deseja se especializar em análise de solo? BAIXE O NOSSO MATERIAL CLICANDO AQUI Por que a análise do solo é tão importante? A análise do solo é considerada a medida mais prática, rápida, direta e barata de se fazer uma análise racional da fertilidade do solo e de transferir tecnologia por meio de insumos para que o agricultor possa ter uma lavoura com alta produtividade. A maior utilização da análise do solo é no sentido de orientação no emprego de fertilizantes e calagem. Ou seja, através da análise do solo pode-se determinar a quantidade do elemento no solo e estimar as necessidades de calagem e dos nutrientes essenciais necessários para a obtenção de uma produção economicamente rentável para o agricultor. Entre em nosso c