Pular para o conteúdo principal

PLANEJAMENTO DE PLANTIO: Saiba a importância de um bom planejamento para um cultivo de sucesso na sua propriedade

Quem não quer o melhor retorno no momento da colheita dos grãos? Se você também deseja um resultado melhor em sua lavoura, saiba que, antes mesmo de fazer o primeiro sulco na terra para receber as sementes, é necessário ter um bom planejamento de plantio.

Por mais que plantar e colher possa parecer um processo simples, ele requer uma atenção especial a uma série de pequenos detalhes, que poderão ser fundamentais para o sucesso de sua produção. Como qualquer empresa, a vida no campo requer planejamento e disciplina para ter melhores resultados.

O que é planejamento de plantio?

O planejamento de plantio nada mais é do que considerar todas as variáveis que podem influenciar a produtividade da lavoura. Veja alguns dos itens que envolvem o planejamento do plantio e que, se devidamente observados, podem representar um grande ganho produtivo:

  • Condições climáticas;
  • Qualidade do solo e da semente;
  • Mão-de-obra para o plantio e colheita;
  • Condições do maquinário;
  • Logística de transporte;
  • Análise de mercado.

Qual a importância de fazer esse planejamento?

Fazer o planejamento correto do plantio, como em outras áreas, permite compreender melhor o processo e estar preparado para qualquer adversidade que possa ocorrer. Com o planejamento, é possível delimitar o caminho a ser percorrido, reduzindo erros e otimizando o tempo e os recursos utilizados. Ao final do processo, é possível ter maior ganho com menos investimento.

Que benefícios ele traz para o produtor de uma forma geral?

Um produtor que saberá qual etapa terá de percorrer entre o plantio e a colheita terá melhores resultados. Com um planejamento bem executado, será possível escolher melhores sementes de acordo com o solo, fazer o plantio da melhor época do ano e ter a colheita no momento certo em que há melhor preço de mercado.

Como fazer esse planejamento de forma adequada?

Estudar o mercado, conhecer o processo produtivo, escolher o tipo de semente ideal para sua região e tipo de solo são alguns dos pontos primordiais no planejamento. Outros detalhes importantes são: revisão das máquinas no momento de ociosidade; compra da semente no momento certo para se conseguir melhor preço; verificação do melhor momento da venda da produção. Nesta fase, é fundamental ainda o auxílio de um técnico ou engenheiro agrônomo, que saberá dar as melhores orientações ao produtor.

O que considerar ao fazê-lo?

Um bom planejamento de plantio considera ainda alguns detalhes para cada safra, permitindo que o melhor retorno seja obtido durante a colheita. Para isso, esteja atento aos seguintes fatores.

O que produzir

Tudo vai depender da época do ano, do tipo do solo e de quais os recursos que você possui disponíveis para investimento. Analise ainda qual o retorno sobre o investimento que deseja obter. Com base nessas questões é que você decidirá o que produzir.

Quantidade

A decisão sobre quanto terá de produzir está diretamente ligada ao que será produzido, qual a área disponível e se haverá mercado para o volume que resultará na colheita. Considere ainda a qualidade do solo, já que às vezes é melhor produzir menos e ter melhor resultado do que fazer alto investimento e ter baixo retorno.

Prazo

Cada cultura tem seu tempo entre o plantio e a colheita. Isso deve estar diretamente ligado ao seu planejamento no momento de colocar a semente na terra, para já saber qual será a hora de movimentar as máquinas para a colheita.

Qualidade

Não produza apenas por produzir. Tenha sempre em mente que quanto melhor for sua colheita e a qualidade dos grãos, melhor preço de mercado seu produto terá e maior respaldo frente aos compradores. Por isso, jamais abra mão da qualidade, já que isso estará diretamente ligado ao seu nome. Como você pode observar, com um bom planejamento é possível otimizar a produção e reduzir os custos envolvidos no processo. No final, terá um excelente resultado financeiro e produtos de melhor qualidade.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELAS DE INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISE DE SOLO

Classificação das leituras de pH em água e em CaCl 2 pH em água Classificação* < 5 acidez elevada 5,0 a 5,9 acidez média 6,0 a 6,9 acidez fraca 7,0 neutro 7,1 a 7,8 alcalinidade fraca > 7,8 alcalinidade elevada pH em CaCl 2 Classificação* < 4,3 acidez muito alta 4,4 a 5,0 acidez alta 5,1 a 5,5 acidez média 5,6 a 6,0 acidez baixa 6,0 a 7,0 acidez muito baixa 7,0 neutro > 7,0 alcalino * Relação solo:solução = 1:2,5 Interpretação de análise de solo para P extraído pelo método Mehlich, de acordo com o teor de argila, para recomendação de fosfatada em sistemas de sequeiro com culturas anuais. Teor de argila Teor de P no solo Muito baixo Baixo Médio Adequado Alto % ------------------------------------mg/dm³------------------------------------ ≤ 15 0 a 0,6 6,1 a 12,0 12,1 a 18,0 18,1 a 25,0 > 25,0 16 a 35 0 a 0,5 5,1 a 10,0 10,1 a 15,0 15,1 a 20,0 > 20,0 36 a 60 0 a 0,3 3,1 a 5,0 5,1 a 8,0 8,1 a 12,0 > 12,0 > 60 0 a 0,2 2,1 a 3,0 3,1 a 4,0 4,1 a 6,0 > 6,0 Fonte: Sou

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo Medir o pH do solo é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das plantas cultivadas. Um solo com pH adequado proporciona uma melhor absorção de nutrientes pelas plantas, favorecendo seu crescimento e desenvolvimento. Com o Medidor de pH do Solo , esse processo se torna ainda mais simples e preciso. Neste guia, vamos ensinar como medir o pH do solo e corrigir sua acidez, além de apresentar tabelas úteis para auxiliar na interpretação dos resultados. Passo 1: Preparação do Solo Antes de medir o pH do solo, certifique-se de que o solo esteja úmido , mas não encharcado. Evite realizar a medição logo após a aplicação de fertilizantes ou corretivos, pois isso pode interferir nos resultados. Passo 2: Utilização do Medidor de pH do Solo Ligue o Medidor de pH do Solo. Insira a sonda do medidor no solo, a uma profundidade de aproximadamente 5 a 10 centímetros . Aguarde alguns segundos até que o medidor estabilize e ex

COMO A ANÁLISE DE SOLO VAI SALVAR SUA LAVOURA (VAMOS TE ENSINAR)

Ainda é comum que muitos agricultores façam a adubação de suas culturas sem a realização da análise do solo. Por mais que seja uma prática habitual, o correto é sempre planejar e realizar a adubação a partir das características do solo e das necessidades da planta. Deseja se especializar em análise de solo? BAIXE O NOSSO MATERIAL CLICANDO AQUI Por que a análise do solo é tão importante? A análise do solo é considerada a medida mais prática, rápida, direta e barata de se fazer uma análise racional da fertilidade do solo e de transferir tecnologia por meio de insumos para que o agricultor possa ter uma lavoura com alta produtividade. A maior utilização da análise do solo é no sentido de orientação no emprego de fertilizantes e calagem. Ou seja, através da análise do solo pode-se determinar a quantidade do elemento no solo e estimar as necessidades de calagem e dos nutrientes essenciais necessários para a obtenção de uma produção economicamente rentável para o agricultor. Entre em nosso c