Pular para o conteúdo principal

NUTRIÇÃO MINERAL DE PLANTAS: Saiba a importância da nutrição, e como os nutrientes se encontram na agricultura


O fornecimento e a absorção de compostos químicos específicos necessários para o crescimento normal e metabolismo das plantas é definido como nutrição. Já os compostos químicos que funcionam como matéria-prima para a síntese de substâncias estruturais e funcionais de plantas são denominados nutrientes.

Os materiais inorgânicos obtidos a partir do solo, que são utilizados como matéria-prima de plantas, são chamados nutrientes minerais. A absorção e assimilação de compostos minerais pelas plantas para o seu crescimento e metabolismo é chamado de nutrição mineral. Os elementos minerais estão disponíveis para a absorção pelas raízes das plantas, como íons presentes na água no solo.

No solo os nutrientes podem estar:

  • Na solução do solo;
  • Adsorvido nas partículas orgânicas ou inorgânicas;
  • Sob a forma de um composto inorgânico insolúvel;
  • Como um componente de compostos orgânicos.

A absorção de nutrientes pelas raízes das plantas está intimamente relacionada com a forma em que ocorrem os elementos. Muitos fatores influenciam a absorção de nutrientes para as plantas.

Os íons podem estar disponíveis para as raízes ou podem estar fortemente ligados a outros elementos. Ou ainda, nas próprias partículas do solo. Lembre-se que solos com pH desregulado (muito alto ou muito baixo) diminuem a oferta de minerais disponíveis.

Critérios para te ajudar a entender a essencialidade

Em 1939, Arnon & Staut propuseram o conceito de Essencialidade de um Nutriente. Um ano mais tarde, em 1840, Liebig propôs a Lei do Mínimo.

Mas o que é um nutriente essencial?

  • O nutriente é necessário para a manutenção do crescimento e reprodução normais. Na ausência do elemento, as plantas não completam o ciclo ou não formam sementes.
  • O elemento tem função específica e não pode ser substituído por outro. Em outras palavras, a deficiência do elemento não pode ser corrigida aumentando a disponibilidade de outro.
  • O elemento é diretamente envolvido no metabolismo da planta.

Considera-se, portanto, que todo os elementos essenciais estão presentes na planta, mas nem todos os elementos encontrados na planta são essenciais.

E o que é a Lei do Mínimo?

A lei do mínimo diz que a produtividade das culturas é limitada pelo elemento com disponibilidade restrita ao demandado pela planta.

Principais grupos de nutrientes:

Não minerais/Orgânicos: Carbono (C), Hidrogênio (H) e Oxigênio (O).

Minerais/inorgânicos: Nitrogênio (N), Potássio (K), Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Fósforo (P), Enxofre (S), Cloro (Cl), Ferro (Fe), Boro (B), Manganês (Mn), Zinco (Zn), Cobre (Cu), Molibdênio (Mo).

Classificação quanto a demanda

Macronutrientes: Geralmente presente nos tecidos de plantas em grandes concentrações de 1,0-10,0 mg por grama de matéria seca.

Micronutrientes: Geralmente presente nos tecidos de plantas em pequenas concentrações, igual ou inferior a 0,1mg por grama de matéria seca.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELAS DE INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISE DE SOLO

Classificação das leituras de pH em água e em CaCl 2 pH em água Classificação* < 5 acidez elevada 5,0 a 5,9 acidez média 6,0 a 6,9 acidez fraca 7,0 neutro 7,1 a 7,8 alcalinidade fraca > 7,8 alcalinidade elevada pH em CaCl 2 Classificação* < 4,3 acidez muito alta 4,4 a 5,0 acidez alta 5,1 a 5,5 acidez média 5,6 a 6,0 acidez baixa 6,0 a 7,0 acidez muito baixa 7,0 neutro > 7,0 alcalino * Relação solo:solução = 1:2,5 Interpretação de análise de solo para P extraído pelo método Mehlich, de acordo com o teor de argila, para recomendação de fosfatada em sistemas de sequeiro com culturas anuais. Teor de argila Teor de P no solo Muito baixo Baixo Médio Adequado Alto % ------------------------------------mg/dm³------------------------------------ ≤ 15 0 a 0,6 6,1 a 12,0 12,1 a 18,0 18,1 a 25,0 > 25,0 16 a 35 0 a 0,5 5,1 a 10,0 10,1 a 15,0 15,1 a 20,0 > 20,0 36 a 60 0 a 0,3 3,1 a 5,0 5,1 a 8,0 8,1 a 12,0 > 12,0 > 60 0 a 0,2 2,1 a 3,0 3,1 a 4,0 4,1 a 6,0 > 6,0 Fonte: Sou

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo Medir o pH do solo é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das plantas cultivadas. Um solo com pH adequado proporciona uma melhor absorção de nutrientes pelas plantas, favorecendo seu crescimento e desenvolvimento. Com o Medidor de pH do Solo , esse processo se torna ainda mais simples e preciso. Neste guia, vamos ensinar como medir o pH do solo e corrigir sua acidez, além de apresentar tabelas úteis para auxiliar na interpretação dos resultados. Passo 1: Preparação do Solo Antes de medir o pH do solo, certifique-se de que o solo esteja úmido , mas não encharcado. Evite realizar a medição logo após a aplicação de fertilizantes ou corretivos, pois isso pode interferir nos resultados. Passo 2: Utilização do Medidor de pH do Solo Ligue o Medidor de pH do Solo. Insira a sonda do medidor no solo, a uma profundidade de aproximadamente 5 a 10 centímetros . Aguarde alguns segundos até que o medidor estabilize e ex

COMO A ANÁLISE DE SOLO VAI SALVAR SUA LAVOURA (VAMOS TE ENSINAR)

Ainda é comum que muitos agricultores façam a adubação de suas culturas sem a realização da análise do solo. Por mais que seja uma prática habitual, o correto é sempre planejar e realizar a adubação a partir das características do solo e das necessidades da planta. Deseja se especializar em análise de solo? BAIXE O NOSSO MATERIAL CLICANDO AQUI Por que a análise do solo é tão importante? A análise do solo é considerada a medida mais prática, rápida, direta e barata de se fazer uma análise racional da fertilidade do solo e de transferir tecnologia por meio de insumos para que o agricultor possa ter uma lavoura com alta produtividade. A maior utilização da análise do solo é no sentido de orientação no emprego de fertilizantes e calagem. Ou seja, através da análise do solo pode-se determinar a quantidade do elemento no solo e estimar as necessidades de calagem e dos nutrientes essenciais necessários para a obtenção de uma produção economicamente rentável para o agricultor. Entre em nosso c