Pular para o conteúdo principal

AGRICULTURA URBANA: Conheça o que é, e saiba o papel dessa forma de agricultura para a sociedade.



Com o crescimento das populações urbanas e da demanda por alimentação nas cidades, têm surgido diferentes iniciativas que buscam promover a segurança alimentar para estes habitantes, como pequenas hortas comunitárias, fazendas urbanas, fazendas verticais e instalações hidropônicas ou aquícolas intensivas. Todas essas iniciativas podem ser enquadradas como exemplos de agricultura urbana, uma prática muito heterogênea e facilmente adaptável.Lembrando que a agricultura urbana pode iniciar dentro do seu próprio lar, não apenas em grandes áreas desocupadas de sua cidade. 

Apesar da promoção da segurança alimentar ser um dos fatores que mais impulsionam a adoção da agricultura urbana, o plantio não necessariamente precisa ser voltado à produção de alimentos, como é o caso das hortaliças, frutas e animais, mas pode também incluir plantas medicinais, ornamentais, entre outros, desde que a área e as condições ambientais sejam compatíveis com as exigências de cada atividade. 

Apesar das diferenças entre a agricultura urbana e a agricultura rural, ambas são complementares entre si e estão associadas aos sistemas alimentares locais. Mas o conceito de agricultura urbana ainda é muito amplo e pode ser interpretado de diferentes maneiras a depender do contexto em que é utilizado, além de estar em constante revisão a partir do surgimento e desenvolvimento de pesquisas, iniciativas, parâmetros de análise, e da própria experiência das cidades com a atividade. 



A redução de distâncias, a possibilidade de aproveitamento do lixo doméstico, o uso de espaços ociosos nas cidades, a promoção da segurança alimentar e a geração de atividade ocupacional, com a consequente geração de renda, são algumas das principais vantagens da agricultura urbana. A prática também tem sido vista como uma oportunidade para superar adversidades em momentos de crise econômica, climática ou sanitária, como foi possível observar em 2020 com a pandemia de Covid-19 em cidades como Victória, no Canadá, e Quito, no Equador. 

Além do seu importante papel na adaptação às mudanças climáticas e redução do risco de desastres, é necessário compreender a agricultura urbana como uma prática interrelacionada a outros sistemas urbanos, sobre os quais exerce impacto, como a saúde, uso do solo e gestão de resíduos. Nesse sentido, a agricultura urbana surge como uma possibilidade de enfrentar não apenas os desafios do crescimento das cidades diretamente relacionados à questão da segurança alimentar, mas também aqueles implicados de forma indireta nos sistemas urbanos interrelacionados à própria prática.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELAS DE INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISE DE SOLO

Classificação das leituras de pH em água e em CaCl 2 pH em água Classificação* < 5 acidez elevada 5,0 a 5,9 acidez média 6,0 a 6,9 acidez fraca 7,0 neutro 7,1 a 7,8 alcalinidade fraca > 7,8 alcalinidade elevada pH em CaCl 2 Classificação* < 4,3 acidez muito alta 4,4 a 5,0 acidez alta 5,1 a 5,5 acidez média 5,6 a 6,0 acidez baixa 6,0 a 7,0 acidez muito baixa 7,0 neutro > 7,0 alcalino * Relação solo:solução = 1:2,5 Interpretação de análise de solo para P extraído pelo método Mehlich, de acordo com o teor de argila, para recomendação de fosfatada em sistemas de sequeiro com culturas anuais. Teor de argila Teor de P no solo Muito baixo Baixo Médio Adequado Alto % ------------------------------------mg/dm³------------------------------------ ≤ 15 0 a 0,6 6,1 a 12,0 12,1 a 18,0 18,1 a 25,0 > 25,0 16 a 35 0 a 0,5 5,1 a 10,0 10,1 a 15,0 15,1 a 20,0 > 20,0 36 a 60 0 a 0,3 3,1 a 5,0 5,1 a 8,0 8,1 a 12,0 > 12,0 > 60 0 a 0,2 2,1 a 3,0 3,1 a 4,0 4,1 a 6,0 > 6,0 Fonte: Sou

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo Medir o pH do solo é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das plantas cultivadas. Um solo com pH adequado proporciona uma melhor absorção de nutrientes pelas plantas, favorecendo seu crescimento e desenvolvimento. Com o Medidor de pH do Solo , esse processo se torna ainda mais simples e preciso. Neste guia, vamos ensinar como medir o pH do solo e corrigir sua acidez, além de apresentar tabelas úteis para auxiliar na interpretação dos resultados. Passo 1: Preparação do Solo Antes de medir o pH do solo, certifique-se de que o solo esteja úmido , mas não encharcado. Evite realizar a medição logo após a aplicação de fertilizantes ou corretivos, pois isso pode interferir nos resultados. Passo 2: Utilização do Medidor de pH do Solo Ligue o Medidor de pH do Solo. Insira a sonda do medidor no solo, a uma profundidade de aproximadamente 5 a 10 centímetros . Aguarde alguns segundos até que o medidor estabilize e ex

COMO A ANÁLISE DE SOLO VAI SALVAR SUA LAVOURA (VAMOS TE ENSINAR)

Ainda é comum que muitos agricultores façam a adubação de suas culturas sem a realização da análise do solo. Por mais que seja uma prática habitual, o correto é sempre planejar e realizar a adubação a partir das características do solo e das necessidades da planta. Deseja se especializar em análise de solo? BAIXE O NOSSO MATERIAL CLICANDO AQUI Por que a análise do solo é tão importante? A análise do solo é considerada a medida mais prática, rápida, direta e barata de se fazer uma análise racional da fertilidade do solo e de transferir tecnologia por meio de insumos para que o agricultor possa ter uma lavoura com alta produtividade. A maior utilização da análise do solo é no sentido de orientação no emprego de fertilizantes e calagem. Ou seja, através da análise do solo pode-se determinar a quantidade do elemento no solo e estimar as necessidades de calagem e dos nutrientes essenciais necessários para a obtenção de uma produção economicamente rentável para o agricultor. Entre em nosso c