Pular para o conteúdo principal

AGRICULTURA ORGÂNICA: Saiba o que é a agricultura orgânica, e sua importância para a agricultura de forma geral.

A agricultura orgânica é uma prática que tem ganhado milhares de adeptos nos últimos anos. A mudança da mentalidade da população que, a cada vez mais, procura alimentos saudáveis e que não tenham substâncias que coloquem a saúde em risco, tem feito com que muitos agricultores mudem a sua forma de produzir.

Podemos referir à agricultura orgânica como um processo produtivo totalmente comprometido com culturas naturais e produção de alimentos orgânicos visando garantir a saúde dos consumidores. Esse modo de produção focado na qualidade dos produtos assegura o fornecimento de alimentos saudáveis e mais saborosos.

A agricultura orgânica não utiliza nenhum tipo de agrotóxico ou insumo químico para o crescimento da cultura. Dessa forma, preserva-se a qualidade da água utilizada para o plantio e irrigação, não poluindo lençóis freáticos e rios e mantendo o equilíbrio do ecossistema.

A agricultura orgânica tem sido um dos temas mais abordados na atualidade quando o assunto é a produção de alimentos. Por isso, fizemos esse post apresentando tudo o que você precisa saber sobre esse método produtivo. Confira a seguir!

O que é agricultura orgânica?

De acordo com a Associação de Agricultura Orgânica (AAO) a produção de culturas agrícolas de forma orgânica é um processo produtivo comprometido com o cultivo alimentos orgânicos e saudáveis, garantindo o bem estar e a saúde dos consumidores. Essa forma de produção utiliza as mais novas tecnologias agrícolas à disposição no mercado para garantir a qualidade dos alimentos e impedir que sejam atacados por pestes, doenças e insetos sem que seja necessário o uso de pesticidas.

O processo orgânico de produção, por não utilizar nenhum tipo de agrotóxicos, mantém a biodiversidade e reduz significativamente os impactos ambientais que possam ser causados pela plantação de uma monocultura. A agricultura orgânica faz o uso de algumas práticas para garantir a qualidade dos alimentos e diminuir os impactos ambientais, dos quais podemos destacar:

  • O uso de adubos verdes e naturais;
  • Adubação orgânica atravez da compostagem;
  • Minhococultura: Uso de minhocas para aeração do solo, geração de humus e manejo do solo visando o ganho de produtividade;
  • Cuidado e manejo da vegetação nativa;
  • Uso racional da água para irrigação, evitando causar danos ao ecossistema e evitando alterações climáticas.


Quais são os fundamentos da agricultura orgânica?

Como foi abordado, o principal objetivo da agricultura orgânica é garantir a qualidade dos alimentos, assegurando a saúde dos consumidores e eliminando os impactos da produção rural. Para isso, podemos considerar que a agricultura orgânica apoia-se em quatro fundamentos ou princípios básicos, que são:

Respeito à natureza: essa forma de produção reconhece a dependência dos recursos naturais, por isso os preserva e cuida do ecossistema de forma a preservar o solo, os recursos naturais e até mesmo a fauna.

Diversificação de cultura: se preocupa com a diversificação dos alimentos cultivados, equilibrando o solo e garantindo a variedade. A agricultura orgânica leva ao desenvolvimento de culturas que são “inimigos naturais”, o que garante a sustentabilidade.

O solo é um organismo vivo: tem ciência que o solo deve ser preservado e cuidado, garantindo a presença de nutrientes e organismos vivos. Podemos dizer que o manejo do solo proporciona a constante oferta de matéria orgânica, resultando em um solo fértil e limpo.

Agricultura convencional x Agricultura orgânica

A grande diferença entre os dois tipos de cultivo é em relação ao uso de fertilizantes, pesticidas e agrotóxicos. A agricultura convencional faz o uso destes produtos visando aumentar a produtividade e a qualidade dos alimentos. Mesmo com o uso técnicas modernas e com a redução do uso desses produtos nos últimos anos, a longo prazo ainda pode-se ter algumas consequências no ecossistema e até mesmo na saúde dos seres humanos.

A agricultura orgânica visa uma produção mais artesanal e focada no meio ambiente. Tendo como principal objetivo alimentos saudáveis e sem o uso de nenhum tipo de insumo químico para a sua produção.

A agricultura orgânica ainda tem muito o que ser aperfeiçoada quando falamos em ganho de produtividade, mas é o método produtivo que mais se preocupa com o meio ambiente e com a saúde dos seres humanos, sendo assim é atualmente bastante indicado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELAS DE INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISE DE SOLO

Classificação das leituras de pH em água e em CaCl 2 pH em água Classificação* < 5 acidez elevada 5,0 a 5,9 acidez média 6,0 a 6,9 acidez fraca 7,0 neutro 7,1 a 7,8 alcalinidade fraca > 7,8 alcalinidade elevada pH em CaCl 2 Classificação* < 4,3 acidez muito alta 4,4 a 5,0 acidez alta 5,1 a 5,5 acidez média 5,6 a 6,0 acidez baixa 6,0 a 7,0 acidez muito baixa 7,0 neutro > 7,0 alcalino * Relação solo:solução = 1:2,5 Interpretação de análise de solo para P extraído pelo método Mehlich, de acordo com o teor de argila, para recomendação de fosfatada em sistemas de sequeiro com culturas anuais. Teor de argila Teor de P no solo Muito baixo Baixo Médio Adequado Alto % ------------------------------------mg/dm³------------------------------------ ≤ 15 0 a 0,6 6,1 a 12,0 12,1 a 18,0 18,1 a 25,0 > 25,0 16 a 35 0 a 0,5 5,1 a 10,0 10,1 a 15,0 15,1 a 20,0 > 20,0 36 a 60 0 a 0,3 3,1 a 5,0 5,1 a 8,0 8,1 a 12,0 > 12,0 > 60 0 a 0,2 2,1 a 3,0 3,1 a 4,0 4,1 a 6,0 > 6,0 Fonte: Sou

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo Medir o pH do solo é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das plantas cultivadas. Um solo com pH adequado proporciona uma melhor absorção de nutrientes pelas plantas, favorecendo seu crescimento e desenvolvimento. Com o Medidor de pH do Solo , esse processo se torna ainda mais simples e preciso. Neste guia, vamos ensinar como medir o pH do solo e corrigir sua acidez, além de apresentar tabelas úteis para auxiliar na interpretação dos resultados. Passo 1: Preparação do Solo Antes de medir o pH do solo, certifique-se de que o solo esteja úmido , mas não encharcado. Evite realizar a medição logo após a aplicação de fertilizantes ou corretivos, pois isso pode interferir nos resultados. Passo 2: Utilização do Medidor de pH do Solo Ligue o Medidor de pH do Solo. Insira a sonda do medidor no solo, a uma profundidade de aproximadamente 5 a 10 centímetros . Aguarde alguns segundos até que o medidor estabilize e ex

COMO A ANÁLISE DE SOLO VAI SALVAR SUA LAVOURA (VAMOS TE ENSINAR)

Ainda é comum que muitos agricultores façam a adubação de suas culturas sem a realização da análise do solo. Por mais que seja uma prática habitual, o correto é sempre planejar e realizar a adubação a partir das características do solo e das necessidades da planta. Deseja se especializar em análise de solo? BAIXE O NOSSO MATERIAL CLICANDO AQUI Por que a análise do solo é tão importante? A análise do solo é considerada a medida mais prática, rápida, direta e barata de se fazer uma análise racional da fertilidade do solo e de transferir tecnologia por meio de insumos para que o agricultor possa ter uma lavoura com alta produtividade. A maior utilização da análise do solo é no sentido de orientação no emprego de fertilizantes e calagem. Ou seja, através da análise do solo pode-se determinar a quantidade do elemento no solo e estimar as necessidades de calagem e dos nutrientes essenciais necessários para a obtenção de uma produção economicamente rentável para o agricultor. Entre em nosso c