As armadilhas para pragas são parte essencial do Manejo Integrado de Pragas, ou MIP. Essa é uma ótima maneira de expandir os métodos de controle, reduzir custos e diminuir o uso de compostos químicos prejudiciais às pessoas e ao Meio Ambiente.
Por que utilizar armadilhas?
Seguindo essa metodologia de diversificar as táticas para reduzir as pragas, aliando outras formas de controle que não sejam o controle químico, temos as barreiras físicas. A principal delas são as armadilhas, que permitem um controle mais barato e, às vezes, mais preciso de controle.
Elas são essenciais no controle de pragas agrícolas, por garantirem um reforço do controle em grandes áreas, além de não interferirem no resultado das colheitas, como os compostos químicos. E também são muito importantes no controle de pragas urbanas, principalmente em estabelecimentos de produção alimentar.
No mercado, podemos encontrar armadilhas com feromônios, luminosas e adesivas. Vamos ver cada uma delas a seguir.
Principais vantagens das armadilhas:
- Resposta eficaz e confiável do monitoramento de pragas;
- Identifica o momento exato da intervenção com controle químico;
- Permite a identificação e quantificação das pragas;
- Redução de custos e menor contaminação de pessoas, meio ambiente e alimentos.
Armadilhas com feromônio
Os feromônios são substâncias secretadas para o ambiente, como odores e sinais químicos, que desencadeiam vários comportamentos nos insetos. O mais comum é o feromônio de atração sexual.
Essas armadilhas, além de terem baixo custo, fazem uma captura seletiva, detectam a espécie da praga e são ideais para identificar se há a necessidade de usar inseticidas no local.
Armadilhas luminosas
Esse tipo de armadilha tem como objetivo atrair e capturar insetos de hábito noturno e que são atraídos pela luz, como besouros, moscas e mosquitos, mariposas, grilos e gafanhotos, cigarras, percevejos e cigarrinhas.
As armadilhas luminosas interrompem o ciclo do inseto na fase adulta, uma vez que ele fica preso na armadilha. Elas podem ser inseridas em ambientes internos e, de preferência, em pontos altos e longe de obstáculos que possam impedir a visibilidade da luz.
Armadilha adesiva
Essas armadilhas são compostas por cartões adesivos com resina e cera, que grudam os insetos na superfície. Com ela, é possível monitorar as pragas, além de identificar seus períodos de maior manifestação e controle.
Ideal para monitorar insetos voadores, como cigarrinhas, mosca-branca, mosca-negra-dos-citros, mosca-minadora, psilídeo, pulgão, mariposas e pequenos besouros.
Comentários
Postar um comentário