As lavouras sofrem influência do clima. A agrometeorologia — ou meteorologia agrícola — é a disciplina que estuda as condições atmosféricas e os impactos nos ambientes produtivos. Seu objetivo é melhorar a safra de alimentos e outros produtos e reconhecer estratégias que auxiliam o produto a ter menor interferência ambiental.
A ideia, portanto, é otimizar o uso da terra e maximizar a produção. Como fazer isso? É preciso planejamento e boas tomadas de decisão. É assim que sua lavoura pode se dar bem com o tempo e alcançar resultados até acima do esperado.
- temperatura do ar e do solo;
- umidade relativa do ar;
- ocorrência de chuvas, granizo, geadas e ventanias;
- radiação solar.
Qual a importância do microclima?
A agrometeorologia avalia a influência do clima sobre a agricultura para otimizar a produção e evitar perdas devido a uma chuva torrencial ou um período de seca. Para isso, é estudada a relação entre as condições meteorológicas e o plantio, o cultivo e a colheita, a fim de assegurar uma boa safra e reduzir os riscos e as incertezas.
Os principais aspectos meteorológicos que influenciam a lavoura são:
Ao equilibrar todos esses dados, o agricultor toma melhores decisões e faz um planejamento agrícola mais adequado. Com isso, também se torna possível definir a melhor época para o plantio e a colheita, assim como o momento certo para aplicar defensivos e fertilizantes, com o objetivo de evitar perdas e a contaminação do solo.
Os aspectos da meteorologia agrícola é especialmente importante devido aos microclimas, ou seja, o agrupamento de fenômenos que acontecem na camada de ar junto à cultura ou ao solo. Nesse local são encontradas condições diversas, porque há mais atrito perto da superfície e isso gera implicações para o deslocamento linear e turbulento dos fluxos.
No entanto, é nessa camada de ar que as plantas são desenvolvidas. Assim, quanto mais sensíveis forem às intempéries, mais chances têm de sofrerem danos causados pelas condições estressantes. Essa influência é especialmente importante no momento de crescimento do vegetal.
Comentários
Postar um comentário