É uma operação de rotina nas lavouras brasileiras e compõe o preparo do solo, mas deve seguir alguns passos para que seja eficiente. A orientação técnica adequada é indispensável para se ter sucesso.
Continue a leitura deste post e e entenda qual é a importância e como fazer a correção do solo.
Principais benefícios da correção do solo
Em razão da origem dos solos brasileiros, boa parte é considerada de natureza ácida, seja mais, seja menos intensamente. Como resultado, existe a necessidade de se promover a devida correção de pH (potencial hidrogeniônico, que mede a acidez), o que se faz com a operação denominada calagem.
A calagem é a aplicação de calcário no solo com vistas à correção de sua condição de acidez, mas não é só isso que a calagem faz. Os princípios biológicos do solo e da planta dependem também do equilíbrio entre o cálcio e o magnésio. Utiliza-se então o calcário dolomítico, uma vez que é rico nos dois elementos necessários.
A correção da acidez do solo, desse modo, traz os seguintes benefícios:
- suprimento de cálcio e magnésio para as plantas;
- fixação do alumínio tóxico do solo (com a neutralização da acidez o alumínio fica preso ao solo);
- liberação do fósforo retido pela acidez original do solo;
- melhoria nas condições para a comunidade biológica do solo (microrganismos, anelídeos);
- estímulo ao crescimento das raízes;
- garantia de aproveitamento dos fertilizantes aplicados.
Etapas para uma boa correção do solo
A correção do solo deve seguir algumas etapas para alcançar os resultados esperados, beneficiando a lavoura com as vantagens que oferece. Desse modo, 5 passos devem ser seguidos para cada área de cultivo:
amostragem do solo: uma coleta de amostra do solo seguindo os preceitos técnicos deve ser realizada para fins de conhecer a situação físico-química do terreno;
análise do solo: uma vez colhida a amostra, deve ser encaminhada para um bom laboratório que fará as análises de praxe, incluindo as condições de pH e os teores de cálcio e magnésio, entre outros;
interpretação dos resultados e recomendações: com o resultado da análise em mãos, o agrônomo pode recomendar o melhor tratamento, definindo o tipo de calcário a ser empregado e a dosagem;
aquisição do produto: para a compra do calcário indicado, o produtor deve realizar pesquisa entre os fornecedores e não se esquecer do valor do frete se não houver disponibilidade próximo à propriedade;
aplicação do calcário: é a calagem propriamente, que pode ser feita bem antes do plantio, espalhando sobre o terreno e incorporando com aração e gradagem ou, no caso de plantio direto, sem a incorporação.
Importância da orientação técnica adequada
A calagem ou correção do solo é uma operação que não admite erros, sobretudo se for por excesso. Assim, é indispensável a orientação técnica profissional para que não haja perca de recursos financeiros e de trabalho, além de danos às condições físico-químicas do solo.
Como se viu, os benefícios resultantes da correção do solo devem ser conquistados com uma adequada operação de calagem segundo avaliação e recomendações técnicas.
Comentários
Postar um comentário