A forma correta de fazer a poda de frutíferas é uma dúvida muito comum. Pensando nessa pergunta, resolvemos ajudar você a conseguir podar sua árvore corretamente.
O processo da poda em árvores frutíferas é muito importante, pois além de um recurso estético, também estimula o crescimento e aumenta sua produção de frutas. É especialmente importante podá-las corretamente para que cresçam fortes e produzam bastante.
Objetivo das podas
- Modificar o vigor da planta
- Produzir mais e melhor
- Manter a planta com um porte conveniente ao seu trato e manuseio
- Modificar a tendência da planta em produzir mais ramos vegetativos que frutíferos ou vice-versa
- Conduzir a planta a uma forma desejada
- Suprimir ramos supérfluos, inconvenientes, doentes e mortos
- Regular a alternância das safras, de modo a obter anualmente colheitas médias com regularidade
Tipos de poda
Há quatro principais tipos de poda: formação, limpeza, verde e de frutificação.
As podas de formação, limpeza e verde são indicadas para todas as frutíferas. Já a poda de frutificação é indicada para algumas frutíferas, como a figueira, videira e pessegueiro.
A poda de formação leva este nome pois é feita quando a muda está ganhando corpo. Serve para orientar o crescimento e fazer com que desde cedo os ramos sejam bem distribuídos, o que futuramente fará com que a planta receba toda a luz e ventilação necessária que ela precisará para total desenvolvimento.
A poda de limpeza – vale lembrar que serve para todas as frutíferas – deve ser feita durante toda a vida da árvore. Essa poda tem como objetivo revigorar a árvore antes de cada safra.
Recém plantada a árvore, devemos eliminar os brotos que surgem logo abaixo da copa e do ponto de enxertia. Esses brotos são ladrões e se alimentam da seiva da planta enfraquecendo-a.
Quando a planta estiver mais velha, com cerca de quatro anos ou mais, devemos eliminar todos os galhos secos, mal-formados e doentes que a árvore apresentar.
A poda verde deve ser realizada após o terceiro ano de vida, quando a planta está bem viçosa, no auge do crescimento. Se a folhagem for muito densa a ponto de comprometer a ventilação e a penetração de luz na árvore a safra será prejudicada. A poda verde é um raleio de folhas, excesso de ramos e brotações com poucos ou nenhum fruto.
E a poda de frutificação, que é utilizada somente nas frutíferas de clima temperado. É realizada quando as plantas estão em repouso, serve para eliminar ramos antigos, que deram frutos no ano anterior, permitindo que os ramos novos carreguem a safra com mais força e vigor.~
Comentários
Postar um comentário