Pular para o conteúdo principal

Cuidados que você deve ter com seu cavalo

Entre eles, no que diz respeito ao manejo sanitário, as ações mais habituais são a vacinação, a vermifugação e o casqueamento. Neste post, listamos para você 4 cuidados essenciais para garantir a saúde de seus cavalos. Confira!

1. Raspe os dentes do animal

Fique sempre atento ao comportamento do seu bicho, observando se existe perda de peso ou dificuldade para mastigar. O confinamento altera o desgaste natural dos dentes, e a alimentação, quando processada, exige menos mastigação, fazendo com que a arcada dentária permaneça alongada. Por isso, o dente do seu animal necessita ser raspado pelo menos uma vez ao ano. Essa prática evita uma série de doenças odontológicas e mantém as possíveis pontas, que podem ferir o interior da boca, niveladas.

2. Apare os cascos e use ferradura

Os cascos devem ser verificados todos os dias, para que o animal fique habituado à manipulação. Caso ele não realize atividades físicas diárias, deve-se manter uma periodicidade adequada entre as avaliações. Na inspeção, deve ser realizada a limpeza do casco do cavalo, observando se não existem rachaduras ou podridões na ranilha. É importante apará-los em média a cada 6 semanas. O casqueamento da região é necessário para corrigir as irregularidades do crescimento. Trata-se de uma atividade que precede o ferrageamento, sendo este indispensável para os cavalos que andam em solo rochoso ou asfaltado. Não prolongue o período entre as ferrações, pois isso pode ocasionar uma lesão no animal.

 

3. Evite abrigar o cavalo molhado

Não é recomendado dar banhos constantes nos animais, mas quando o fizer, escolha dias ensolarados e utilize água e shampoo específicos para cavalos. Após o banho, deixe o animal secar ao sol e evite levá-lo ao estábulo antes de se certificar de que a pelagem secou completamente. Abrigar o animal molhado pode acarretar doenças de pele, como a dermatite. Além disso, a umidade compromete a integridade do casco, podendo levar ao seu apodrecimento. Por isso, fique atento a esse cuidado para preservar a saúde dos cavalos.

4. Realize as vacinações

A maior parte das enfermidades pode ser evitada. Para isso, é importante que o proprietário planeje com um médico-veterinário um programa eficiente de vacinas pra seus animais. Os equinos devem ser imunizados contra tétano, raiva, influenza, encefalomielite, rinopneumonite, entre outras doenças. Para realizar a vacinação, é preciso que os cavalos estejam livres de parasitas. Assim, a vermifugação também é importante na criação desses animais. Ela evita que eles sejam acometidos pela perda de peso ou, até mesmo, cheguem a morrer.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELAS DE INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISE DE SOLO

Classificação das leituras de pH em água e em CaCl 2 pH em água Classificação* < 5 acidez elevada 5,0 a 5,9 acidez média 6,0 a 6,9 acidez fraca 7,0 neutro 7,1 a 7,8 alcalinidade fraca > 7,8 alcalinidade elevada pH em CaCl 2 Classificação* < 4,3 acidez muito alta 4,4 a 5,0 acidez alta 5,1 a 5,5 acidez média 5,6 a 6,0 acidez baixa 6,0 a 7,0 acidez muito baixa 7,0 neutro > 7,0 alcalino * Relação solo:solução = 1:2,5 Interpretação de análise de solo para P extraído pelo método Mehlich, de acordo com o teor de argila, para recomendação de fosfatada em sistemas de sequeiro com culturas anuais. Teor de argila Teor de P no solo Muito baixo Baixo Médio Adequado Alto % ------------------------------------mg/dm³------------------------------------ ≤ 15 0 a 0,6 6,1 a 12,0 12,1 a 18,0 18,1 a 25,0 > 25,0 16 a 35 0 a 0,5 5,1 a 10,0 10,1 a 15,0 15,1 a 20,0 > 20,0 36 a 60 0 a 0,3 3,1 a 5,0 5,1 a 8,0 8,1 a 12,0 > 12,0 > 60 0 a 0,2 2,1 a 3,0 3,1 a 4,0 4,1 a 6,0 > 6,0 Fonte: Sou

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo Medir o pH do solo é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das plantas cultivadas. Um solo com pH adequado proporciona uma melhor absorção de nutrientes pelas plantas, favorecendo seu crescimento e desenvolvimento. Com o Medidor de pH do Solo , esse processo se torna ainda mais simples e preciso. Neste guia, vamos ensinar como medir o pH do solo e corrigir sua acidez, além de apresentar tabelas úteis para auxiliar na interpretação dos resultados. Passo 1: Preparação do Solo Antes de medir o pH do solo, certifique-se de que o solo esteja úmido , mas não encharcado. Evite realizar a medição logo após a aplicação de fertilizantes ou corretivos, pois isso pode interferir nos resultados. Passo 2: Utilização do Medidor de pH do Solo Ligue o Medidor de pH do Solo. Insira a sonda do medidor no solo, a uma profundidade de aproximadamente 5 a 10 centímetros . Aguarde alguns segundos até que o medidor estabilize e ex

COMO A ANÁLISE DE SOLO VAI SALVAR SUA LAVOURA (VAMOS TE ENSINAR)

Ainda é comum que muitos agricultores façam a adubação de suas culturas sem a realização da análise do solo. Por mais que seja uma prática habitual, o correto é sempre planejar e realizar a adubação a partir das características do solo e das necessidades da planta. Deseja se especializar em análise de solo? BAIXE O NOSSO MATERIAL CLICANDO AQUI Por que a análise do solo é tão importante? A análise do solo é considerada a medida mais prática, rápida, direta e barata de se fazer uma análise racional da fertilidade do solo e de transferir tecnologia por meio de insumos para que o agricultor possa ter uma lavoura com alta produtividade. A maior utilização da análise do solo é no sentido de orientação no emprego de fertilizantes e calagem. Ou seja, através da análise do solo pode-se determinar a quantidade do elemento no solo e estimar as necessidades de calagem e dos nutrientes essenciais necessários para a obtenção de uma produção economicamente rentável para o agricultor. Entre em nosso c