O que são camadas do solo?
Para entender de uma maneira simples o que são camadas do solo basta recordar de algum barranco na beira da estrada ou em alguma área que foi escava.
Muitas das vezes, dependendo do tipo de solo, você vai conseguir ver faixas de diferentes cores ou características lembrando até mesmo as camadas de um bolo.
Essas faixas, camadas ou, em uma linguagem mais técnica, os horizontes do solo são resultado de todo o processo de formação de um solo.
Esse processo também conhecido como pedogênese, sendo pedo do grego referente a solo e genesis ligado origem, formação.
Quais são as camadas do solo?
O termo camada se define por sessões que não apresentam relação pedogenética entre si, sendo oriunda de processos simples de deposição de matérias de natureza diversa. Já o termo horizonte, refere-se as sessões paralelas no perfil do solo que apresentam relação entre si em decorrência de processos pedogênicos.
Contudo, tais definições não exclui o fato de que tanto camadas ou horizontes possa ocorrer em um mesmo perfil de solo. Sendo assim a melhor forma de saber como diferenciar cada um desses horizontes é conhecendo cada um deles e as classificações existente.
Primeira divisão geral que temos está relacionada com a posição em que esses horizontes ocupam no perfil do solo. Sendo dividido em superficiais e subsuperficiais. Para a representação dos horizontes principais se atribuí letras maiúsculas, as quais podendo ser: O, H, A, E, B, C, F e R.
Horizontes principais
Horizonte O: trata se de uma camada superficial composta por material orgânico com leve decomposição com condições de boa drenagem.
Horizonte H: é caraterizado por camada superficial ou não superficial de resíduo orgânico pouco decomposto, mas sob condições de má drenagem.
Horizonte A: camada mineral, que pode ser superficial ou estar abaixo de um horizonte O ou H. Região de atividade biológica relativamente intensa.
Apresenta a parte superior do horizonte, geralmente, mais escura. Assim como, tem interação direta com o horizonte B dada a transferência de partículas do solo.
Horizonte E: Pode ocorre abaixo do horizonte A ou O. Apresenta coloração mais clara e textura mais arenosa do que o horizonte A.
Horizonte B: camada de comum destaque de coloração, bem consistente e estruturada. Pode estar abaixo de um horizonte A ou E. É um horizonte importante para a diagnose e classificação do solo. Sendo uma camada que sofreu intensos processo de formação. Apresenta pouco ou nenhuma composição da rocha mãe.
Horizonte C: corresponde a um horizonte que pode estar abaixo do horizonte B ou A. Essa camada vai apresentar uma composição química, física e mineralógica muito similar a rocha mãe. É um horizonte que foi pouco influenciado por processo pedogênicos, com pouca atividade de microrganismo sendo comumente chamado de saprólito.
Horizonte F: é uma camada mineral rica em óxidos de ferro e alumínio e pobre em matéria orgânica. Ocorre abaixo de horizontes como A, E ou B. Característico também por sua forte cimentação.
Horizonte R: Camada que corresponde ao substrato rochoso inalterado.
Comentários
Postar um comentário