A análise do solo determina a quantidade de nutrientes disponíveis naquele momento e a quantidade que pode se tornar disponível ao longo do ciclo de vida da planta. Como você sabe, os solos, muitas vezes, contêm altas quantidades de nutrientes — a maior parte deles na forma sólida.
Como funciona a análise do solo?
A análise pode ser dividida em 4 etapas:
- retirada de amostras;
- análise das amostras em laboratório;
- interpretação dos dados;
- recomendações de gerenciamento do solo.
1. A retirada de amostras
O procedimento, atualmente, é dividir a propriedade em glebas de até 20 hectares. A análise é feita por gleba. Com um trado, retiram-se amostras de forma aleatória, em duas camadas de profundidade — de 0 a 10 cm e de 10 a 20 cm.
2. A análise das amostras
Existem dois tipos de análise química: a análise química completa (que avalia os micronutrientes e os macronutrientes) e a análise básica de rotina (analisa apenas os macronutrientes). Também há a análise física do solo e a análise química da planta.
3. A interpretação dos dados
Os principais itens na análise do solo são:
- macronutrientes primários: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K);
- macronutrientes secundários: cálcio (Ca), enxofre (S) e magnésio (Mg);
- micronutrientes: boro (B), cloro (Cl), cobre (Cu), manganês (Mn), molibdênio (Mo) e zinco (Zn);
- valores de pH (acidez ativa), que corresponde à concentração de hidrogênio em solução do solo.
4. As recomendações de gerenciamento de solo
Conforme a cultura (café, cana-de-açúcar, soja), existem diferentes tabelas e recomendações que ajudam no planejamento e na tomada de decisões. Assim, em cada área, é aplicado um tipo de adubo, gessagem (gesso) e calagem (cal), respeitando a análise do solo e os critérios que definem a sua interpretação. Depois do resultado, convém consultar um técnico agrícola ou um engenheiro agrônomo.
Você tem dificuldade com a interpretação de análise de solo? De quanto em quanto tempo você refaz a análise? Deixe seu comentário!
O Futuro da agricultura depende dos cuidados com o solo, dessa forma, a análise se torna cada vez mais imprescindível.
Deseja se aprofundar mais nesse assunto? Buscar um aprimoramento ou especialização? Temos uma oportunidade incrível para você!
Você clicando na imagem abaixo terá acesso ilimitado a um material que vem trazendo um estudo muito aplicável e aprofundado sobre Análise e Interpretação de Solo. É somente ler e APLICAR! NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE!
Qual a importância da análise do solo para o negócio agrícola?
O custo dos fertilizantes pode comprometer boa parte do orçamento da sua fazenda. É importante usar o fertilizante, a quantidade e o local certos. A análise do solo ajuda o agricultor a tomar várias decisões de forma eficiente:
- o custo de usar pouco fertilizante pode ser maior do que o custo de usar em excesso;
- a melhor forma de fazer o investimento em fertilizante render é avaliando quais nutrientes suas plantas precisam;
a única maneira de fazer isso é com a análise do solo.
Quando fazer a análise do solo?
A análise do solo pode ser efetuada em qualquer época do ano, mas o momento mais adequado para fazer é entre uma e outra safra, sobrando mais tempo para o planejamento agrícola. Fazer essa avaliação três meses antes de começar a plantar é uma boa época, pois resta tempo suficiente para reparar a terra, caso isso seja necessário.
Deseja se aprofundar mais nesse assunto? Buscar um aprimoramento ou especialização? Temos uma oportunidade incrível para você!
Você clicando no site abaixo terá acesso ilimitado a um material que vem trazendo um estudo muito aplicável e aprofundado sobre Análise e Interpretação de Solo. É somente ler e APLICAR! NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE!
Att,
Equipe DARE.
Fonte:https://academiadoplantio.fertisystem.com.br
Comentários
Postar um comentário