Pular para o conteúdo principal

4 PASSOS PARA INICIAR SUA ANÁLISE DE SOLO

A análise do solo determina a quantidade de nutrientes disponíveis naquele momento e a quantidade que pode se tornar disponível ao longo do ciclo de vida da planta. Como você sabe, os solos, muitas vezes, contêm altas quantidades de nutrientes — a maior parte deles na forma sólida.

Como funciona a análise do solo?

A análise pode ser dividida em 4 etapas:

  1. retirada de amostras;
  2. análise das amostras em laboratório;
  3. interpretação dos dados;
  4. recomendações de gerenciamento do solo.

1. A retirada de amostras

O procedimento, atualmente, é dividir a propriedade em glebas de até 20 hectares. A análise é feita por gleba. Com um trado, retiram-se amostras de forma aleatória, em duas camadas de profundidade — de 0 a 10 cm e de 10 a 20 cm.

2. A análise das amostras

Existem dois tipos de análise química: a análise química completa (que avalia os micronutrientes e os macronutrientes) e a análise básica de rotina (analisa apenas os macronutrientes). Também há a análise física do solo e a análise química da planta.

3. A interpretação dos dados

Os principais itens na análise do solo são:

  • macronutrientes primários: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K);
  • macronutrientes secundários: cálcio (Ca), enxofre (S) e magnésio (Mg);
  • micronutrientes: boro (B), cloro (Cl), cobre (Cu), manganês (Mn), molibdênio (Mo) e zinco (Zn);
  • valores de pH (acidez ativa), que corresponde à concentração de hidrogênio em solução do solo.

4. As recomendações de gerenciamento de solo

Conforme a cultura (café, cana-de-açúcar, soja), existem diferentes tabelas e recomendações que ajudam no planejamento e na tomada de decisões. Assim, em cada área, é aplicado um tipo de adubo, gessagem (gesso) e calagem (cal), respeitando a análise do solo e os critérios que definem a sua interpretação. Depois do resultado, convém consultar um técnico agrícola ou um engenheiro agrônomo.

Você tem dificuldade com a interpretação de análise de solo? De quanto em quanto tempo você refaz a análise? Deixe seu comentário!

O Futuro da agricultura depende dos cuidados com o solo, dessa forma, a análise se torna cada vez mais imprescindível.

Deseja se aprofundar mais nesse assunto? Buscar um aprimoramento ou especialização? Temos uma oportunidade incrível para você!

Você clicando na imagem abaixo terá acesso ilimitado a um material que vem trazendo um estudo muito aplicável e aprofundado sobre Análise e Interpretação de Solo. É somente ler e APLICAR! NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE!


Qual a importância da análise do solo para o negócio agrícola?

O custo dos fertilizantes pode comprometer boa parte do orçamento da sua fazenda. É importante usar o fertilizante, a quantidade e o local certos. A análise do solo ajuda o agricultor a tomar várias decisões de forma eficiente:

  • o custo de usar pouco fertilizante pode ser maior do que o custo de usar em excesso;
  • a melhor forma de fazer o investimento em fertilizante render é avaliando quais nutrientes suas plantas precisam;

a única maneira de fazer isso é com a análise do solo.

Quando fazer a análise do solo?

A análise do solo pode ser efetuada em qualquer época do ano, mas o momento mais adequado para fazer é entre uma e outra safra, sobrando mais tempo para o planejamento agrícola. Fazer essa avaliação três meses antes de começar a plantar é uma boa época, pois resta tempo suficiente para reparar a terra, caso isso seja necessário.

Deseja se aprofundar mais nesse assunto? Buscar um aprimoramento ou especialização? Temos uma oportunidade incrível para você!

Você clicando no site abaixo terá acesso ilimitado a um material que vem trazendo um estudo muito aplicável e aprofundado sobre Análise e Interpretação de Solo. É somente ler e APLICAR! NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE!


Att,

Equipe DARE.


Fonte:https://academiadoplantio.fertisystem.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELAS DE INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISE DE SOLO

Classificação das leituras de pH em água e em CaCl 2 pH em água Classificação* < 5 acidez elevada 5,0 a 5,9 acidez média 6,0 a 6,9 acidez fraca 7,0 neutro 7,1 a 7,8 alcalinidade fraca > 7,8 alcalinidade elevada pH em CaCl 2 Classificação* < 4,3 acidez muito alta 4,4 a 5,0 acidez alta 5,1 a 5,5 acidez média 5,6 a 6,0 acidez baixa 6,0 a 7,0 acidez muito baixa 7,0 neutro > 7,0 alcalino * Relação solo:solução = 1:2,5 Interpretação de análise de solo para P extraído pelo método Mehlich, de acordo com o teor de argila, para recomendação de fosfatada em sistemas de sequeiro com culturas anuais. Teor de argila Teor de P no solo Muito baixo Baixo Médio Adequado Alto % ------------------------------------mg/dm³------------------------------------ ≤ 15 0 a 0,6 6,1 a 12,0 12,1 a 18,0 18,1 a 25,0 > 25,0 16 a 35 0 a 0,5 5,1 a 10,0 10,1 a 15,0 15,1 a 20,0 > 20,0 36 a 60 0 a 0,3 3,1 a 5,0 5,1 a 8,0 8,1 a 12,0 > 12,0 > 60 0 a 0,2 2,1 a 3,0 3,1 a 4,0 4,1 a 6,0 > 6,0 Fonte: Sou

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo Medir o pH do solo é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das plantas cultivadas. Um solo com pH adequado proporciona uma melhor absorção de nutrientes pelas plantas, favorecendo seu crescimento e desenvolvimento. Com o Medidor de pH do Solo , esse processo se torna ainda mais simples e preciso. Neste guia, vamos ensinar como medir o pH do solo e corrigir sua acidez, além de apresentar tabelas úteis para auxiliar na interpretação dos resultados. Passo 1: Preparação do Solo Antes de medir o pH do solo, certifique-se de que o solo esteja úmido , mas não encharcado. Evite realizar a medição logo após a aplicação de fertilizantes ou corretivos, pois isso pode interferir nos resultados. Passo 2: Utilização do Medidor de pH do Solo Ligue o Medidor de pH do Solo. Insira a sonda do medidor no solo, a uma profundidade de aproximadamente 5 a 10 centímetros . Aguarde alguns segundos até que o medidor estabilize e ex

COMO A ANÁLISE DE SOLO VAI SALVAR SUA LAVOURA (VAMOS TE ENSINAR)

Ainda é comum que muitos agricultores façam a adubação de suas culturas sem a realização da análise do solo. Por mais que seja uma prática habitual, o correto é sempre planejar e realizar a adubação a partir das características do solo e das necessidades da planta. Deseja se especializar em análise de solo? BAIXE O NOSSO MATERIAL CLICANDO AQUI Por que a análise do solo é tão importante? A análise do solo é considerada a medida mais prática, rápida, direta e barata de se fazer uma análise racional da fertilidade do solo e de transferir tecnologia por meio de insumos para que o agricultor possa ter uma lavoura com alta produtividade. A maior utilização da análise do solo é no sentido de orientação no emprego de fertilizantes e calagem. Ou seja, através da análise do solo pode-se determinar a quantidade do elemento no solo e estimar as necessidades de calagem e dos nutrientes essenciais necessários para a obtenção de uma produção economicamente rentável para o agricultor. Entre em nosso c