Todos os envolvidos com o agro conhecem a figura do consultor agrícola. Essa profissão encurta as distâncias entre o conhecimento e o produtor, trazendo inovação ao campo e possibilitando que a produção agrícola siga sempre avançando. Muitas vezes fica difícil competir com alguém com maior experiência e já estabelecido como consultor.
Mas o mercado está cada vez mais competitivo e com profissionais capacitados. É imprescindível ter um diferencial em seus serviços a fim de melhorar e expandir sua consultoria.
Dicas para melhorar seus serviços e expandir sua consultoria agrícola
1. Organização é tudo para o consultor agrícola
Você deve encarar a sua consultoria como uma empresa. Para isso, a organização é fundamental! Muitas vezes, o que define o sucesso financeiro de uma empresa é o controle refinado de todas as suas atividades, despesas e receitas. Para um consultor agrícola não é diferente.
Ou pelo menos não deveria ser… Afinal, se você não sabe quanto gasta ou quanto ganha, pode ser que esteja “vendendo o almoço pra pagar a janta”. Cuidado. Mantenha um histórico detalhado de suas atividades como consultor, seus custos e quanto ganha com cada serviço. Desse modo, você terá maior controle sobre sua consultoria e poderá decidir de maneira consciente como expandir seus serviços.
2. Planejamento é o melhor caminho
Agora que já organizou a “sua casa”, é hora de planejar os próximos passos. Se você tem planos de expandir sua consultoria ou mesmo contratar consultores para te auxiliar, tudo deve ser planejado. Por exemplo, não é novidade que os consultores “rodam” muito para atender seus clientes.
Planejar suas rotas para ser mais rápido ou gastar menos no trajeto pode trazer economia no fim do mês. Da mesma forma, avalie a real necessidade de expandir o seu negócio. É melhor manter a qualidade do serviço do que expandi-lo e correr o risco de não atender a todos com a mesma eficiência.
3. Cuide bem da clientela (e de seus colaboradores)
Nunca é o bastante lembrar: embora o trabalho do consultor agrícola seja com plantas e/ou animais, ele primeiramente lida com pessoas. Seja diretamente com o produtor ou com consultores contratados na sua empresa, o jeito como você os trata pode definir o sucesso ou o fracasso do trabalho.
Como qualquer prestador de serviços, a palavra final é do contratante, do cliente. Nesse caso, do produtor rural. Saber conquistá-lo e fidelizá-lo exige mais do que competência, também é necessário comunicar-se bem e trazer as informações de forma que o produtor entenda.
Como disse, a competição no mercado é feroz, por mais que seja competente e experiente, saber “vender o seu peixe” e tratar bem seus clientes é pré-requisito para se manter no mercado.
4. Conheça seus clientes
Da mesma forma que devemos organizar nosso negócio, é fundamental manter os dados de nossos clientes em ordem. Culturas, talhões, aplicações, níveis de infestação, implementos agrícolas disponíveis, etc.
A ideia é manter um registro e histórico de todas essas informações de modo que seja fácil acessá-las para que sejam utilizadas na tomada de decisão. Dessa maneira, fica mais fácil relembrar como está a situação de cada propriedade.
Além disso, facilita para designar as operações que cada produtor deve fazer. Com isso, otimizamos o tempo e tomamos melhores decisões.
5. Invista em tecnologia
Hoje temos o mundo na palma de nossas mãos, tudo está conectado. No agro não é diferente. Existem apps e softwares de gestão agrícola que facilitam a vida do administrador, do empresário e também do consultor agrícola. Mexer com planilhas pode ser complicado, confuso e muitas vezes os dados acabam se perdendo. Então por que não investir em um software?
A tecnologia é de extrema importância para a realização de uma boa consultoria agrícola, te auxiliando em diversos aspectos.
Comentários
Postar um comentário