Pular para o conteúdo principal

Consultor Agrícola - Dicas para uma boa consultoria

Todos os envolvidos com o agro conhecem a figura do consultor agrícola. Essa profissão encurta as distâncias entre o conhecimento e o produtor, trazendo inovação ao campo e possibilitando que a produção agrícola siga sempre avançando. Muitas vezes fica difícil competir com alguém com maior experiência e já estabelecido como consultor. 

Mas o mercado está cada vez mais competitivo e com profissionais capacitados. É imprescindível ter um diferencial em seus serviços a fim de melhorar e expandir sua consultoria.



Dicas para melhorar seus serviços e expandir sua consultoria agrícola

1. Organização é tudo para o consultor agrícola 

Você deve encarar a sua consultoria como uma empresa. Para isso, a organização é fundamental! Muitas vezes, o que define o sucesso financeiro de uma empresa é o controle refinado de todas as suas atividades, despesas e receitas. Para um consultor agrícola não é diferente. 

Ou pelo menos não deveria ser… Afinal, se você não sabe quanto gasta ou quanto ganha, pode ser que esteja “vendendo o almoço pra pagar a janta”. Cuidado. Mantenha um histórico detalhado de suas atividades como consultor, seus custos e quanto ganha com cada serviço. Desse modo, você terá maior controle sobre sua consultoria e poderá decidir de maneira consciente como expandir seus serviços.



2. Planejamento é o melhor caminho 

Agora que já organizou a “sua casa”, é hora de planejar os próximos passos. Se você tem planos de expandir sua consultoria ou mesmo contratar consultores para te auxiliar, tudo deve ser planejado. Por exemplo, não é novidade que os consultores “rodam” muito para atender seus clientes. 

Planejar suas rotas para ser mais rápido ou gastar menos no trajeto pode trazer economia no fim do mês. Da mesma forma, avalie a real necessidade de expandir o seu negócio. É melhor manter a qualidade do serviço do que expandi-lo e correr o risco de não atender a todos com a mesma eficiência.

3. Cuide bem da clientela (e de seus colaboradores) 

Nunca é o bastante lembrar: embora o trabalho do consultor agrícola seja com plantas e/ou animais, ele primeiramente lida com pessoas. Seja diretamente com o produtor ou com consultores contratados na sua empresa, o jeito como você os trata pode definir o sucesso ou o fracasso do trabalho. 

Como qualquer prestador de serviços, a palavra final é do contratante, do cliente. Nesse caso, do produtor rural. Saber conquistá-lo e fidelizá-lo exige mais do que competência, também é necessário comunicar-se bem e trazer as informações de forma que o produtor entenda. 

Como disse, a competição no mercado é feroz, por mais que seja competente e experiente, saber “vender o seu peixe” e tratar bem seus clientes é pré-requisito para se manter no mercado.


4. Conheça seus clientes 

Da mesma forma que devemos organizar nosso negócio, é fundamental manter os dados de nossos clientes em ordem. Culturas, talhões, aplicações, níveis de infestação, implementos agrícolas disponíveis, etc. 

A ideia é manter um registro e histórico de todas essas informações de modo que seja fácil acessá-las para que sejam utilizadas na tomada de decisão. Dessa maneira, fica mais fácil relembrar como está a situação de cada propriedade. 

Além disso, facilita para designar as operações que cada produtor deve fazer. Com isso, otimizamos o tempo e tomamos melhores decisões.

5. Invista em tecnologia 

Hoje temos o mundo na palma de nossas mãos, tudo está conectado. No agro não é diferente. Existem apps e softwares de gestão agrícola que facilitam a vida do administrador, do empresário e também do consultor agrícola. Mexer com planilhas pode ser complicado, confuso e muitas vezes os dados acabam se perdendo. Então por que não investir em um software?

A tecnologia é de extrema importância para a realização de uma boa consultoria agrícola, te auxiliando em diversos aspectos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELAS DE INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISE DE SOLO

Classificação das leituras de pH em água e em CaCl 2 pH em água Classificação* < 5 acidez elevada 5,0 a 5,9 acidez média 6,0 a 6,9 acidez fraca 7,0 neutro 7,1 a 7,8 alcalinidade fraca > 7,8 alcalinidade elevada pH em CaCl 2 Classificação* < 4,3 acidez muito alta 4,4 a 5,0 acidez alta 5,1 a 5,5 acidez média 5,6 a 6,0 acidez baixa 6,0 a 7,0 acidez muito baixa 7,0 neutro > 7,0 alcalino * Relação solo:solução = 1:2,5 Interpretação de análise de solo para P extraído pelo método Mehlich, de acordo com o teor de argila, para recomendação de fosfatada em sistemas de sequeiro com culturas anuais. Teor de argila Teor de P no solo Muito baixo Baixo Médio Adequado Alto % ------------------------------------mg/dm³------------------------------------ ≤ 15 0 a 0,6 6,1 a 12,0 12,1 a 18,0 18,1 a 25,0 > 25,0 16 a 35 0 a 0,5 5,1 a 10,0 10,1 a 15,0 15,1 a 20,0 > 20,0 36 a 60 0 a 0,3 3,1 a 5,0 5,1 a 8,0 8,1 a 12,0 > 12,0 > 60 0 a 0,2 2,1 a 3,0 3,1 a 4,0 4,1 a 6,0 > 6,0 Fonte: Sou

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo

Como Medir o pH do Solo e Corrigir sua Acidez: Guia Passo a Passo Medir o pH do solo é fundamental para garantir a saúde e a produtividade das plantas cultivadas. Um solo com pH adequado proporciona uma melhor absorção de nutrientes pelas plantas, favorecendo seu crescimento e desenvolvimento. Com o Medidor de pH do Solo , esse processo se torna ainda mais simples e preciso. Neste guia, vamos ensinar como medir o pH do solo e corrigir sua acidez, além de apresentar tabelas úteis para auxiliar na interpretação dos resultados. Passo 1: Preparação do Solo Antes de medir o pH do solo, certifique-se de que o solo esteja úmido , mas não encharcado. Evite realizar a medição logo após a aplicação de fertilizantes ou corretivos, pois isso pode interferir nos resultados. Passo 2: Utilização do Medidor de pH do Solo Ligue o Medidor de pH do Solo. Insira a sonda do medidor no solo, a uma profundidade de aproximadamente 5 a 10 centímetros . Aguarde alguns segundos até que o medidor estabilize e ex

COMO A ANÁLISE DE SOLO VAI SALVAR SUA LAVOURA (VAMOS TE ENSINAR)

Ainda é comum que muitos agricultores façam a adubação de suas culturas sem a realização da análise do solo. Por mais que seja uma prática habitual, o correto é sempre planejar e realizar a adubação a partir das características do solo e das necessidades da planta. Deseja se especializar em análise de solo? BAIXE O NOSSO MATERIAL CLICANDO AQUI Por que a análise do solo é tão importante? A análise do solo é considerada a medida mais prática, rápida, direta e barata de se fazer uma análise racional da fertilidade do solo e de transferir tecnologia por meio de insumos para que o agricultor possa ter uma lavoura com alta produtividade. A maior utilização da análise do solo é no sentido de orientação no emprego de fertilizantes e calagem. Ou seja, através da análise do solo pode-se determinar a quantidade do elemento no solo e estimar as necessidades de calagem e dos nutrientes essenciais necessários para a obtenção de uma produção economicamente rentável para o agricultor. Entre em nosso c